A EDP vai receber 209 milhões de euros em apoios em Espanha para a construção de projetos de hidrogénio verde, anunciou hoje o “Cinco Dias”. Estes fundos têm origem em dinheiro público, via fundos europeus.
Os três projetos ficam localizados em Teruel, Cádiz e nas Astúrias e envolvem projetos em antigas, ou em fase de encerramento, centrais a carvão.
No total, o Governo de Pedro Sanchez anunciou quase 800 milhões de euros para sete grandes projetos de hidrogénio verde.
Além da EDP, outras grandes energéticas, como a Iberdrola e Endesa, e a petrolífera Repsol vão receber fundos para projetos nas comunidades da Andaluzia, Aragão, Astúrias, Castilla-La Mancha, País Basco e Múrcia.
A Repsol vai receber a maior fatia: 315 milhões de euros, com 160 milhões para um eletrolisador na refinaria da Petronor em Muskiz, Bizkaia, e 155 milhões para abastecer de hidrogénio verde a sua refinaria em Cartagena, Murcia.
Já a Iberdrola vai ter direito a 242 milhões para um projeto destinado a produzir amónia e fertilizantes, enquanto que a Endesa recebe 28 milhões para um projeto na região de Zaragoza.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com