Celebrámos recentemente os 80 anos do British Council em Portugal, com uma série de eventos em que quisemos realçar a importante contribuição desta fantástica organização para a sociedade portuguesa ao longo das últimas oito décadas.

Portugal é o país onde o British Council mantém há mais tempo uma presença internacional contínua. Os conhecimentos e as qualificações em língua inglesa com reconhecimento internacional são, hoje em dia, prioridades para os estudantes portugueses e suas famílias, competências que deixaram de ser uma opção para passarem a ser essenciais para o comércio, para a comunicação internacional e para as perspetivas de empregabilidade.

Falando com parceiros portugueses que trabalharam com o British Council durante este período, torna-se evidente que o impacto da atividade do British Council ao longo destes 80 anos foi muito para além do ensino e avaliação da língua inglesa, tendo a organização um profundo impacto no desenvolvimento de talentos e competências nas áreas da cultura, da educação e da ciência, desempenhando um papel fundamental no aprofundamento das ligações entre os nossos dois países.

Olhando para 2019 e mais para a frente, e com o objetivo ambicioso de desenvolver uma plataforma mais forte de colaboração na educação e cultura, o nosso trabalho conjunto com o British Council procurará apoiar o desenvolvimento e crescimento dos setores criativo, cultural e educativo, trabalhando em colaboração com importantes parceiros estratégicos em Portugal e no Reino Unido para promover a investigação, a aprendizagem e a troca de ideias e de melhores práticas.

  • No âmbito das artes, iremos continuar a desenvolver um trabalho pioneiro de capacitação em acessibilidade para pessoas com deficiência, proporcionando a profissionais e artistas portugueses um envolvimento regular com os seus homólogos do Reino Unido;
  • No ensino superior, vamos focar-nos no apoio à internacionalização do ensino superior em Portugal, ajudando a melhorar a qualidade dos cursos lecionados em língua inglesa e apoiando a criação de laços institucionais;
  • Na comunicação de ciência e na diplomacia científica, reforçaremos as ligações entre os cientistas, investigadores e instituições científicas e diplomáticas em Portugal e no Reino Unido. E também iremos celebrar, em 2019, a 10ª edição do FameLab Portugal, concurso de comunicação de ciência.

Sinto um enorme orgulho por estes 80 anos de colaborações – 80 anos a criar laços que certamente não serão quebrados, mas sim reforçados.