[weglot_switcher]

Portugueses entre os que mais pesquisam sobre Inteligência Artificial na Europa

Os portugueses têm-se mostrado curiosos sobre o que é a Inteligência Artificial, os seus desafios e o que esta permite. No Dia da Valorização da Inteligência Artificial, o Jornal Económico foi saber, junto da Google, quais as pesquisas mais efetuadas em Portugal.
16 Julho 2024, 19h18

Inserimos a questão ‘O que é a Inteligência Artificial [IA]?’ no Google e deu-nos várias hipóteses de resposta, com links institucionais, e também outras questões que as pessoas querem ver respondidas sobre o mesmo tema.

No fundo, o Jornal Económico (JE) efetuou uma pesquisa repetida por milhares de portugueses ao longo do primeiro semestre do ano. Tanto o foi que o interesse por pesquisas de IA atingiu um novo recorde entre janeiro e junho deste ano, segundo uma investigação da Google para o JE.

Conta a Google que Portugal foi o segundo país da Europa que mais pesquisas fez por Inteligência Artificial nos últimos 12 meses, ficando apenas atrás da Noruega. De entre 195 países espalhados pelo mundo, Portugal situou-se na 41ª posição de mais curiosos sobre o tema de IA.

Apontam as tendências que, nos primeiros seis meses do ano, “o interesse em pesquisas por IA aumentou 20%” em comparação com o semestre anterior. No enquanto, quando comparados semestres homólogos (janeiro a junho de 2023 e 2024), a Google evidenciou um aumento de 50%.

Observando-se severas alterações na forma como a Inteligência Artificial tem sido abordada, mesmo dentro das empresas, há também outro foco em como a IA pode ser útil. Exemplo disso é que “as pesquisas por IA juntamente com economia cresceram 90% de 1 de janeiro a 30 de junho de 2024 em comparação com o período de 1 de janeiro a 30 de junho de 2023”.

Mais curiosa é a questão de como a IA pode auxiliar a produtividade no local de trabalho, permitindo, muitas vezes, redução de horas e de tarefas, além de uma redução dos custos. “As pesquisas por IA juntamente com produtividade aumentaram 60% entre janeiro e junho de 2024” em comparação com o período homólogo, indica a análise da Google feita a pedido do JE. Sem diferir a percentagem do acréscimo, a Google indica ainda que as pesquisas pela frase “’aumentar produtividade’ juntamente com a IA também tiveram um aumento enorme”.

E como o avanço tecnológico se tem mostrado de forma bastante acelerada, os portugueses não querem ficar de forma. Por isso mesmo, a pesquisa por “cursos de Inteligência Artificial” disparou quando comparado com o mesmo período de 2023. Mostram os dados recolhidos pela empresa que esta pesquisa “é nova ou tinha muito pouco interesse” no ano passado, daí se ter verificado um crescimento exponencial.

Quais as pesquisas mais populares?

Não existe sombra para dúvida que os portugueses estão mesmo interessados em saber no que se trata o hype à volta da IA. Por isso mesmo, a pergunta mais pesquisada é “O que é a Inteligência Artificial?”, seguindo-se a “para que serve?”.

Mas os portugueses têm-se mostrado atentos às novidades. Por conta disso, a terceira questão mais pesquisada é “o que é Gen AI?”, ou “O que é Inteligência Artificial Generativa?”.

Muitos querem também saber “como funciona a Inteligência Artificial?” e em sexto lugar ficou algo íntimo à IA: “O que é Machine Learning?”.

Falando-se de tantos serviços de IA atualmente no mercado, os portugueses quiseram saber “qual o melhor chat de Inteligência Artificial?”. Numa rápida pesquisa, o JE encontrou alguns, além dos mais conhecidos: ChatGPT, Bing Chat, Google BArd, Einstein GPT, DeepConverse, Haptics, Amazon Q.

Mas as questões dos portugueses vão além das mais ‘básicas’ e curiosas, com os cidadãos nacionais a quererem saber “como a IA pode prejudicar o ser humano?”. Nos últimos dois lugares estão “o que são algoritmos na Inteligência Artificial?” e também “como fazer um desenho realista em IA?”.

Criar e fazer, nada impossível para a Inteligência Artificial

Entre as pesquisas cunhadas com o termo ‘criar’, os portugueses mostraram-se curiosos sobre a criação de imagens e vídeos com a IA, ocupando a primeira e segunda posição de mais pesquisas.

Já entre o terceiro e quinto lugar, os cidadãos quiseram colocar a IA à prova: “criar logo Inteligência Artificial”; “criar música com IA” e ainda “criar cartaz com IA”.

Já numa forma de poupar tempo de trabalho em apresentações, os portugueses querem “IA para fazer apresentação de slides” e ainda “IA para fazer trabalhos académicos”. Tratam-se de aumentos repentinos que não tinham sido observados no ano passado.

Ainda numa vertente de poupar trabalho ou recursos, as pesquisas sobre “fazer imagens com IA” aumentaram 300% no primeiro semestre, “fazer música com IA” disparou 250% e “IA para fazer imagens” viu um acréscimo de procura na ordem dos 90%.

Colocar a Inteligência Artificial à prova

A pergunta colocada no motor de busca não foi feita de forma leviana, uma vez que foi a questão mais procurada pelos portugueses entre 1 de janeiro e 30 de junho de 2024.

Fizemos exatamente a mesma pergunta à própria Inteligência, ou chatbots, o CoPilot da Microsoft e o ChatGPT da OpenAI. O serviço da Microsoft não nos deixou com mais conhecimento, indicando apenas que se trata de “um campo da ciência da computação que se dedica ao desenvolvimento de sistemas e tecnologias capazes de realizar tarefas que normalmente requerem inteligência humana”. Não está errada, mas quando comparada com a resposta da grande concorrência, fica muito aquém…

“ChatGPT, o que é a Inteligência Artificial?”. O serviço da OpenAI indica algumas tarefas, embora seja claro que não se limita apenas às sugestões apresentadas, nomeadamente “reconhecimento de padrões”, “processamento da linguagem natural”, “tomada de decisões” ou “Machine Learning”.

O ChatGPT indica ainda subcampos e abordagens da IA, aplicações que esta pode ter ‘na vida real’, dando exemplos práticos como as assistentes virtuais ou ferramentas de diagnóstico médico, e enumera ainda alguns desafios e considerações.

Tomando a curiosidade dos próprios portugueses, o JE voltou a colocar os chatbots à prova no que toca à criação de imagens. Neste desafio, que consistia na criação de um novo logótipo para o Jornal Económico, o CoPilot mostrou-se mais artístico, com a criação de Sam Altman a desiludir quem procure criar imagens.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.