[weglot_switcher]

Governo pede à APA solução para problema de falta de água em Mértola

O Executivo pediu à Agência Portuguesa do Ambiente para elaborar uma solução para a falta de água em Mértola, onde as “localidades são afetadas, todos os anos, por grandes défices hídricos”.
27 Julho 2024, 16h41

A ministra do Ambiente e da Energia, Maria da Graça Carvalho, pediu à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) que elabore uma solução de abastecimento público regular de água potável à freguesia do Espírito Santo, no concelho de Mértola.

Estas “localidades são afetadas, todos os anos, por grandes défices hídricos, obrigando a que as populações sejam servidas com recurso a autotanques, no período do verão”, indica o Ministério do Ambiente e da Energia num comunicado divulgado este sábado.

“Maria da Graça Carvalho requereu à APA, autoridade nacional da água tutelada pelo Ministério do Ambiente e Energia, que haja uma resposta eficaz para a realidade que afeta, em particular, Espírito Santo e Mesquita, uma outra localidade, junto à aldeia ribeirinha do Pomarão”, que pertence à mesma freguesia.

O Governo refere que a aldeia de Mesquita vai “acolher a instalação da unidade de captação de água superficial de reforço ao sistema Odeleite-Beliche e que entre os meses de maio e outubro é exclusivamente abastecida com água potável por meio de autotanques”.

“Tendo em conta que o abastecimento de água em Mértola é assegurado em cerca de 80% pela AgdA – Águas Públicas do Alentejo e o restante por captações da Câmara Municipal, é intenção da Ministra do Ambiente e Energia que o alargamento do abastecimento de água potável a Mesquita, que a APA venha a desenvolver, seja feita em articulação com aquelas duas entidades”, refere o Executivo.

Além disso, a ministra do Ambiente pediu ainda à APA para avançar com o apoio e o financiamento da reabilitação das margens do Rio Guadiana, entre a vila de Mértola e a localidade do Pomarão.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.