O grupo francês AMMG, holding que detém a Duchêne Industries, adquiriu a empresa portuguesa T.S.F. – Metalúrgica de Precisão para realizar uma fusão das duas sociedades do sector metalúrgico. O valor do negócio não foi revelado, mas sabe-se que a operação contou com o financiamento dos bancos Société Generale, LCL Crédit Lyonnais, e BFC Croissance.
A T.S.F. iniciou a atividade em 1995 e hoje, com mais de 20 anos de conhecimento e experiência, exporta cerca de 88% do que fabrica para mercados europeus, nomeadamente empresas da área nuclear, aeronáutica, petroquímica, farmacêutica, alimentar, perfumaria/cosmética ou embalamento. A título de exemplo, a T.S.F. produz peças que são utilizadas nos produtos de marcas como Dior, Chanel, Airbus, Tefal, Bosch, Michelin, Velan, Areva, Consoveyo, Bobst ou Cern — Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear.
“É especializada na maquinação em grande escala e no fabrico de conjuntos soldados pré-montados e pintados. Esta aquisição estratégica marca um passo importante na expansão das atividades das duas empresas, reforçando as suas posições no mercado”, explica a equipa jurídica, em comunicado divulgado esta quarta-feira.
Fundada em 1967 e com sede na região de Isère, em França, a Duchêne Industries opera na indústria da maquinação de precisão de peças de grandes dimensões. O grupo ao qual pertence – AMMG – foi criado em maio de 2024 e dedica-se a soluções de produção de peças metálicas em escapa para clientes europeus. “Ao reunir as atividades da Duchêne Industries e da TSF, a AMMG reforça a sua capacidade se posicionar como líder na indústria transformadora europeia”, referem os advogados do comprador.
A assessoria jurídica ao grupo AMMG, de jurisdição portuguesa, foi feita pela sociedade de advogados Albuquerque & Almeida. Por via de uma equipa coordenada pelo sócio Antonio Mendonça Raimundo, os(as) advogados(as) João Salvador, Miriam Brice, Alice Sousa Lara, Mariana Castro Pereira, Maria Vasconcelos e Sofia Bravo fizeram a estruturação da operação, due diligence, negociação do SPA (Sales and Purchase Agreement) e negociação e estruturação de outros contratos relativos ao perímetro da transação.
A Clearwater esteve ao lado da T.S.F. com um trabalho de assessoria conjunta entre Rui Miranda (sócio) e Alexandre Almeida (associate director). “Foi um prazer ter assessorado a T.S.F., empresa indiscutível no sector da metalomecânica de precisão portuguesa, na sua venda à AMMG. As sinergias resultantes desta parceria permitirão ao grupo, certamente, aproveitar as oportunidades decorrentes da atual estratégia de reindustrialização europeia. Estou ansioso por ver o sucesso do grupo na próxima fase de crescimento”, comentou o partner Rui Miranda.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com