O Governo já deverá ter escolhido a nova administração a assumir a gestão da Parpública. Joaquim Cadete, atual diretor do mestrado de Finanças da Católica Lisbon School of Economics, será o novo presidente da Parpública, avançam o “Jornal de Negócios” e jornal “Eco” esta sexta-feira.
Assim, nem 24 horas depois do afastamento de José Realinho de Matos, o Executivo de Luís Montenegro já terá encontrado um substituto para o órgão que gere as participações do Estado em empresas públicas.
Joaquim Cadete é mestre em Economia Monetária e Financeira pelo ISEG e doutorado em Ciência Política e Relações Internacionais pelo Instituto de Ciências Sociais, e passou ainda por bancos de investimento no estrangeiro, como ABN Amro, Citigroup Global Markets e Rockbridge Advisers. Entre 2017 e 2018 foi administrador financeiro do Banif Banco de Investimento e posteriormente assumiu funções de administrador não executivo na Euronext Securities Porto.
Segundo as fontes do jornal digital, João Pinhão regressa ao cargo que desempenhou entre 2020 e 2023: administrador financeiro, isto antes de ter saído para ser CFO (diretor financeiro) da Companhia das Lezírias. João Ferreira da Mercer Portugal e Cristina Carvalho da Estamo – Participações Imobiliárias vão fazer parte da equipa.
Desta forma, fica apenas por apurar um vogal para completar a equipa. Estima-se que a nova administração tome posse entre o final de agosto e início de setembro, sendo que a 30 de agosto se realiza a assembleia-geral para aprovação das contas da empresa.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com