As obras do Metropolitano de Lisboa, para a alteração integral do seu sistema de sinalização ferroviária, que decorrem desde maio de 2021, têm a sua conclusão prevista para o primeiro trimestre de 2025.
A maioria dos trabalhos têm decorrido durante o regime noturno, sendo que a linha Azul é a que está definida contratualmente para ser a primeira a receber a instalação do novo sistema de sinalização, o Communication- Based Train Control (CBTC).
Em comunicado, o Metropolitano revela que, no dia 20 de abril, foi concluída uma fase importante desta instalação, com a atualização da versão de software de controlo dos equipamentos principais do novo sistema de sinalização nesta linha.
Desde essa data que a empresa tem realizado testes de comprovação, em regime noturno, para as novas funcionalidades do sistema, designadamente a comprovação dos parâmetros de supervisão do movimento e condução dos comboios, em coordenação com definições horárias, com vista à obtenção de maiores frequências e da redução dos tempos de espera.
Em comunicado, o Metropolitano de Lisboa lamenta os incómodos que têm sido causados aos passageiros, e apela à sua compreensão, afirmando que “continua ativamente a trabalhar para minimizar as ocorrências desta natureza no futuro, quer junto das suas equipas técnicas quer das entidades externas responsáveis pela execução dos trabalhos em curso”.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com