[weglot_switcher]

Mercados antecipam corte de juros do BCE e bolsas negoceiam em terreno positivo

A taxa de depósitos do BCE deverá recuar para 3,5% sendo que o mercado está a descontar reduções de 150 pontos base até junho do próximo ano, realçam os analistas da BA&N Research Unit esta segunda-feira.
9 Setembro 2024, 09h37

Os mercados acionistas assim como os futuros de Wall Street estão a negociar firmes em terreno positivo a denotar uma recuperação face ao tombo da semana passada. De acordo com a análise da BA&N Research Unit, esta segunda-feira, os investidores estão a aguardar um novo corte de juros do BCE esta semana e crentes de que a Fed também deverá iniciar o ciclo de alívio da política monetária (espera-se uma redução de 25 ou 50 pontos base.

Destacam estes analistas que a taxa de depósitos do BCE deverá recuar para 3,5% sendo que o mercado está a descontar reduções de 150 pontos base até junho do próximo ano, “com os investidores confiantes que o BCE vai querer atenuar o abrandamento da economia europeia numa altura em que a inflação na região parece estar controlada e a caminho da meta dos 2%”.

Outro indicador que também está no radar dos investidores passa pelos dados da inflação nos EUA que, no entender destes analistas “ajudarão a desempatar a dimensão do corte de juros na reunião da Fed na semana seguinte”. Assim, os economistas aguardam uma descida de três décimas no ritmo de crescimento homólogo do índice de preços no consumidor, para 2,6%, com a inflação “core” a ficar estável nos 3,2%.

Por fim, estes analistas focam ainda a sua atenção no valor em bolsa das empresas de luxo a nível europeu que “já baixou 240 mil milhões de dólares desde o pico em março” sendo que é esperado que o desempenho negativo se prolongue “sobretudo devido ao abrandamento pronunciado da procura por parte dos consumidores chineses”.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.