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Saúde: AEP na Ásia à procura de um mercado que vale quase 2 mil milhões

A associação está em Singapura, centro nevrálgico de um mercado que, dizem as estatísticas, deverá crescer este ano acima dos 7% – que deverá manter-se até ao final da década.
Ricardo Moraes/REUTERS
11 Setembro 2024, 07h30

A AEP – Associação Empresarial de Portugal e um grupo de empresas nacionais vão estar nos próximos três dias (entre 11 e 13 de setembro), em Singapura, para participar na 15.ª edição da Medical Fair Asia, “uma plataforma estratégica de negócios para o sector médico e da saúde na região asiática e a maior feira do sudeste asiático dedicada à saúde”. Num contexto onde a saúde é um dos principais sectores em crescimento no mundo desenvolvido, a Ásia acumulou, em 2023, compras de 1,75 mil milhões de euros em material de saúde e bem-estar, valor que (diz a Statista) deverá crescer até aos 2,82 mil milhões no final do ano. São mais 7% que em 2023 – ano em que o crescimento chegou aos 8%. Até ao final da década, as perspetivas apontam para um crescimento constante a estes níveis, para, em 2029, alcançar um volume de negócios de 2,7 mil milhões de euros

A organização releva que Singapura possui um dos melhores sistemas de saúde do mundo e na Medical Fair Asia apresentam-se as mais recentes tecnologias e inovações médicas e uma vasta gama de produtos e serviços nas áreas de diagnóstico, farmacêutica, médica, hospitalar e de reabilitação.

“Apesar da AEP trabalhar este mercado desde 2007 (com empresas dos setores da alimentação e bebidas e equipamentos hoteleiro e restauração), esta é a primeira vez que organizamos a participação nacional na Medical Fair Asia, uma feira bienal, realizada em alternância entre a Tailândia (Medical Fair Thailand, onde a AEP esteve em 2023) e Singapura (Medical Fair Asia)”, explica o presidente do Conselho de Administração da AEP, Luís Miguel Ribeiro, citado em comunicado.

“Por este mercado ser uma oportunidade para capitalizar a crescente procura por parte dos consumidores do mercado do sudoeste asiático, nomeadamente do Vietname, Tailândia, Malásia, Filipinas e Indonésia, e gerar inúmeras oportunidades de negócio, a AEP regressa a Singapura já no próximo mês (22 a 25 outubro) para participar, com um grupo de empresas do setor do equipamento hoteleiro e restauração, na feira FHA HORECA”, avança o presidente do Conselho de Administração da AEP.

Singapura é uma das economias mais abertas do mundo, dependendo em grande medida do comércio internacional. A sua localização estratégica e as extraordinárias infraestruturas portuárias fazem de Singapura um dos pontos mais importantes de distribuição a nível mundial.

Em 2019, a UE e Singapura ratificaram três acordos de “nova geração” (Acordo de Comércio Livre UE-Singapura, Acordo de Proteção dos Investimentos UE-Singapura e Acordo de Parceria e Cooperação UE-Singapura) com o objetivo de reforçar os laços políticos, económicos e comerciais, eliminar os direitos aduaneiros existentes e reduzir as barreiras ao comércio de mercadorias de um grande número de setores.

Singapura possui um dos melhores sistemas de saúde a nível mundial e tem no horizonte a criação de novos hospitais. O governo quer garantir mais 5 mil camas hospitalares até 2030 e criar um novo centro nacional de oncologia.

São as seguintes as empresas presentes na Medical Fair Asia 2024: Muroplás – Indústria de Plásticos  (fabricação de dispositivos médicos em plástico; Sysadvance – Systemas de Engenharia (fabricação máquinas para sistemas de produção de gás, ar comprido e gases técnicos); Turtle Silicone Valve Factory (fabricação de outros produtos de borracha para a área médica); e PLUX Wirelless Biosignals (investigação e desenvolvimento das ciências físicas e naturais).

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