Stella Li, vice-presidente executiva da fabricante chinesa a nível global Beyond Your Dreams (BYD) e CEO para as Américas, assume esta quinta-feira ao “Jornal de Negócios” que o fabrico de carros na Hungria a deixa descansada relativamente às tarifas europeias.
“Não me preocupa”, afirma Stella Li, em entrevista (acesso pago). A gestora falou ao jornal à margem da inauguração de um novo concessionário em Lisboa, em parceria.
A gigante chinesa anunciou em dezembro de 2023 a construção de uma fábrica de produção de veículos elétricos e de baterias em Szeged, no sul da Hungria, país onde já tem uma fábrica (Komarom, no norte) que faz a montagem de autocarros elétricos.
O contencioso com Bruxelas agravou-se no início de julho, nove meses depois do início de uma investigação à subsidiação estatal de veículos elétricos por parte da China, quando a Comissão Europeia decidiu impor direitos de compensação provisórios sobre as importações” destes automóveis.
Os direitos compensatórios são um tipo de tributação cobrada sobre bens importados para compensar os subsídios concedidos aos produtores desses bens no país exportador.
Estão aplicadas direitos compensatórios a três produtores chineses: BYD Auto (17,4%), Gelly (19,9%) e SAIC (37,6%).
Na entrevista o rosto da fabricante chinesa revela ainda que a BYD quer alcançar o top 5 de vendas em Portugal..
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