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O mercado de transferências já não é só para os grandes

Futebol : Nem só de águias, leões e dragões vive o mercado de transferências em Portugal e no que toca a receitas, os restantes quinze estão a ganhar peso todos os anos fruto de uma política desportiva disciplinada.
13 Setembro 2024, 22h30

Há mais vida para além dos três grandes quando o tema passa pelas receitas com transferências de passes futebolísticos em Portugal. Fora do universo dos três maiores clubes nacionais, o universo de receitas dos emblemas da Liga portuguesa voltou a subir nesta janela de tranferências. Assim, e de acordo com o site “Transfermarkt”, da fatura global de vendas de quase 380 milhões de euros (379,6 milhões de euros) no mercado de verão, os três grandes foram responsáveis por uma fatia de 241,4 milhões de euros enquanto os outros 15 emblemas da Liga Portugal conseguiram uma faturação global de 138,2 milhões de euros, ou seja, 36,4% das receitas arrecadadas com vendas de passes de futebolistas. E estes são apenas valores parciais já que estamos a falar apenas da primeira janela de mercado da atual temporada (2024/25).

Crescimento de 10%
Estes são números que mostram uma notável evolução dos emblemas nacionais na forma como já conseguem valorizar e vender alguns dos seus melhores ativos. Note-se que em toda a época de 2023/24 (mercado de transferências de verão e de inverno), os 18 emblemas da Liga Portugal fecharam 409 milhões de euros em vendas: desse “bolo”, os grandes foram responsáveis por 300,9 milhões de euros e os restantes clubes ficaram pelos 109 milhões, ou seja, 26,6% de todas as vendas. Assim, em relação à época passada, o peso dos outros clubes nas vendas de passes sofreu um incremento de 10% na janela de verão, mais 30 milhões de euros. E o mais extraordinário é que ainda falta a janela de mercado do inverno pelo que os clubes ainda poderão reforçar este peso nas transferências. 

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