[weglot_switcher]

Sporting CP estreia nova Liga dos Campeões com 18,6 milhões já garantidos

Campeões nacionais têm o plantel mais valioso da Liga Portugal e defrontam esta terça-feira uma das desilusões do início da Ligue 1. Sporting CP procura chegar à próxima fase: cada vitória vale 2,1 milhões e a qualificação mais 11 milhões.
17 Setembro 2024, 07h30

Os “leões” estreiam-se esta terça-feira na Liga dos Campeões frente aos franceses do Lille (terça-feira às 20h00 no Estádio de Alvalade), naquele que é o primeiro de oito jogos que a equipa portuguesa vai efetuar neste novo formato da principal competição da UEFA com 36 clubes.
O campeão da Liga portuguesa na época passada já arrecadou 18,6 milhões de euros pela entrada direta na prova mas há muito mais dinheiro para arrecadar: 2,1 milhões de euros por vitória e 11 milhões de euros se se apurar para os oitavos de final.
Recorde-se que as oito melhores equipas da liga qualificam-se automaticamente para os oitavos-de-final, enquanto aquelas que terminarem entre o novo e o 24º lugares vão disputar um play-off a eliminar, a duas mãos, para saber que equipas seguem para a mesma fase da competição. Os emblemas que terminarem do 25º lugar para baixo serão eliminados e nem sequer terão acesso à Liga Europa.
“Leões” mais valiosos
Para o primeiro destes oito jogos na Liga dos Campeões, o campeão nacional defronta o LOSC Lille, quarto classificado da Ligue 1 na época passada. No campeonato da valorização, o Sporting CP apresentava uma valorização substancialmente superior: o plantel é o mais valioso em Portugal com um valor de mercado de 383,5 milhões de euros. Os franceses apresentam um plantel com uma avaliação de 257,7 milhões de euros.
O Sporting CP fechou o mercado de verão com um défice já que gastou mais em contratações do que aquilo que amealhou em vendas: receitas de 40,5 milhões e despesas de 53 milhões de euros: 19 milhões investidos no avançado Conrad Harder e 15,5 milhões investidos no central belga Zeno Debast. O goleador sueco Viktor Gyokeres é de longe o mais valioso (65 milhões de euros); Gonçalo Inácio apresenta-se como um dos jogadores com maior valor de mercado (45 milhões) seguido pelo médio Morten Hjulmand (40 milhões de euros).
O Lille mantém a mesma base que fez com que este emblema fosse uma das grandes surpresas da época passada em França. Os franceses perderam o defesa-central Leny Yoro para o Manchester United por 62 milhões de euros e gastaram 23 milhões de euros em contratações. Na baliza contam com o francês Lucas Chevalier (25 milhões) e na frente de ataque está o futebolista mais valioso do plantel: Jonathan David (50 milhões de euros).
Neste início de temporada, o Lille está a denotar algumas dificuldades: é sétimo classificado na Ligue 1 com duas vitórias e duas derrotas, cinco golos marcados e quatro sofridos. Na Liga portuguesa, o Sporting CP arrancou com grande fulgor: é lider isolado no campeonato, venceu todos os jogos que disputou na Liga e tem 19 golos marcados e dois sofridos.
Os adversários na ‘Champions’
Depois de defrontar o Lille, o Sporting CP regressa aos jogos da ‘Champions’ a 1 de outubro em Eindhoven frente ao PSV; segue-se a deslocação à Áustria para defrontar o Sturm Graz a 22 de outubro; a 5 de novembro, os verde e brancos recebem o Manchester City em Alvalade e a 26 de novembro, é a vez do Arsenal deslocar-se a Lisboa; a 10 de dezembro, o Sporting CP vai deslocar-se à Bélgica para jogar frente ao Club Brugge e já em janeiro (22), o percurso na ‘Champions’ prossegue com a viagem à Leipzig para defrontar o RB; a 29 de janeiro, o Sporting CP fecha esta fase da Liga dos Campeões em Alvalade frente ao Bologna.
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.