[weglot_switcher]

Euronext Clearing conclui expansão e passa a terceira maior câmara de compensação da Europa

A Euronext anunciou a “conclusão bem-sucedida” da expansão das atividades da Euronext Clearing para todos os mercados de derivados financeiros da Euronext.
Reuters
17 Setembro 2024, 06h00

A Euronext, a principal infraestrutura de mercado pan-europeia, anunciou em comunicado o “sucesso da conclusão da expansão” da Euronext Clearing para todos os mercados e produtos em negociação na Euronext, terminando, assim, na totalidade, o contrato que ainda era mantido com a LCH (detida pela London Stock Exchange).

A expansão para os mercados de derivados financeiros da Euronext segue a bem-sucedida expansão da Euronext Clearing para os mercados de ações da Euronext em novembro de 2023 e derivados de commodities (matérias-primas) em julho de 2024.

A concretização da expansão da Euronext Clearing enquanto Câmara de Compensação pan-europeia para os mercados de derivados financeiros da Euronext, faz com que a plataforma que gere, entre outras, a Bolsa de Lisboa deixa de estar dependente de terceiros para compensar as transações nestes mercados, e gerindo, assim, a totalidade da cadeia de valor (atuando, agora, nas áreas de negociação, liquidação, e compensação).

Recorde-se que anteriormente a câmara de compensação utilizada pela Euronext era a LCH .

A Euronext fala num marco significativo referindo-se à conclusão da a migração do negócio de compensação da Euronext de LCH para a Euronext Clearing e completa a integração do Grupo Borsa Italiana.

“Este sucesso, alcançado conforme o planeado em setembro de 2024, marca o último passo essencial na concretização do plano estratégico ‘Growth for Impact 2024’ da Euronext e na integração do Grupo Borsa Italiana, três anos após a sua aquisição pela Euronext”, acrescenta a empresa.

“A migração foi realizada conforme planeado e dentro do prazo, sendo o último passo para alcançar as sinergias de EBITDA de 115 milhões de euros em 2024”, avança a Euronext.

A Euronext Clearing tornou-se agora uma câmara de compensação multi-ativos líder na Europa.

“A Euronext é agora a principal infraestrutura de mercado pan-europeia, integrada em toda a cadeia de valor de negociação (admissão à negociação, negociação, compensação, liquidação e custódia), em benefício dos seus clientes e da atratividade dos mercados europeus”, lê-se no comunicado.

Esta foi a fase final da expansão europeia da Euronext Clearing, criando uma câmara de compensação multi-ativos da Euronext. Constitui também a entrega do último projeto anunciado no plano estratégico “Growth for Impact 2024” e completa a oferta da Euronext na cadeia de valor completa: negociação (Euronext), liquidação e custódia (Euronext Securities), e compensação (Euronext Clearing).

O comunicado da empresa que tem como CEO, Stéphane Boujnah, conclui que a Euronext Clearing está agora posicionada como a Contraparte Central (CCP) para todos os mercados de derivados da Euronext, “fornecendo uma solução robusta e unificada de compensação para uma vasta gama de classes de ativos”.

“A expansão da Euronext Clearing para todos os mercados de derivados da Euronext representa um marco estratégico que traz benefícios significativos para os participantes do mercado. Estes benefícios incluem a melhoria da gestão de risco através de uma metodologia de margem baseada em VaR (Value at Risk), maior eficiência e fiabilidade na captação e alocação de risco, e a introdução de um fundo de default unificado para ações e derivados para facilitar o cross-margining”, detalha a plataforma.

Os clientes podem agora simplificar a sua gestão de garantias e aceder a informações consolidadas sobre garantias, risco e atividades de compensação através de uma plataforma única.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.