[weglot_switcher]

Super-ricos chineses mais que duplicaram em 10 anos

Os EUA registaram um aumento de 81%, mas viram-se ultrapassados pela China, onde o acréscimo foi de 108%. Nas maiores economias europeias, as subidas são mais leves.
17 Setembro 2024, 12h29

O número de super-ricos mais do que duplicou na China nos últimos 10 anos, ao registar um acréscimo de 108%. Trata-se de um aumento particularmente expressivo, que coloca aquele país como líder neste indicador, no período citado.

As conclusões são de um estudo da Henley & Partners, que aponta para um aumento de 54%, em termos globais, para um total de 29.350 super-ricos. Em causa estão pessoas com uma fortuna de pelo menos 100 milhões de dólares e a subida foi acentuada na China, assim como nos Estados Unidos da América.

“EUA e China experienciaram o que só pode ser descrito como um boom dos centimilionários, ultrapassando significativamente os países europeus”, disse Juerg Steffen, líder executivo da consultora.

“A ascensão na China foi a mais dramática, com a população centimilionária a crescer 108% nos últimos anos, ultrapassando até a performance brilhante dos Estados Unidos”, que registaram um aumento de 81% nos últimos dez anos, esclarece o relatório.

Europa com números inferiores

A Europa registou crescimentos mais reduzidos, em face do desacelerar das maiores economias do continente, como é o caso da Alemanha, França e Reino Unido. Por outro lado, mercados mais reduzidos, entre os quais Mónaco, Malta, Montenegro e Polónia, registaram subidas de 75% ou mais no total de super-ricos.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.