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BdP lança nova forma de transferências com serviço SPIN e já tem mais de 220 mil utilizadores

O SPIN conta já com mais de 220 mil utilizadores ativos e foi usado para iniciar mais de quatro milhões de operações de pagamento desde 24 de junho de 2024 (data do seu lançamento).
17 Setembro 2024, 18h27

O serviço SPIN encontra-se, desde ontem, disponível para a generalidade dos utilizadores de serviços de pagamento, anuncia o Banco de Portugal.

O SPIN é um serviço, lançado pelo Banco de Portugal, que permite aos utilizadores de serviços de pagamento iniciarem transferências a crédito e transferências imediatas introduzindo o número de telemóvel do destinatário, se o este for um particular, ou o número de identificação de pessoa coletiva (NIPC), se o destinatário for uma empresa.

O SPIN é disponibilizado pelo Banco de Portugal aos prestadores de serviços de pagamento, no âmbito do Sistema de Compensação Interbancária (SICOI).

O SPIN está disponível desde 24 de junho de 2024 e tinha de ser implementado pelos prestadores de serviços de pagamento até dia 16 de setembro de 2024.

O SPIN conta já com mais de 220 mil utilizadores ativos e foi usado para iniciar mais de quatro milhões de operações de pagamento desde 24 de junho de 2024 (data do seu lançamento).

O SPIN é uma funcionalidade de identificador para derivação da conta (proxy lookup/alias), que permite aos utilizadores de serviços de pagamento iniciarem transferências, a crédito e imediatas, indicando o número de telemóvel ― no caso de o beneficiário ser uma pessoa singular ― ou o número de identificação de pessoa coletiva (NIPC) ― no caso de o beneficiário ser uma pessoa coletiva.

Para iniciar transferências através do SPIN, o utilizador (ordenante) tem apenas de aceder a um dos canais do seu prestador de serviços de pagamento — homebanking, app ou balcão — e indicar o número de telemóvel ou o NIPC do beneficiário. Não é necessário efetuar nenhuma adesão nem instalar uma app adicional, já que esta funcionalidade está automaticamente acessível nos diferentes canais dos prestadores de serviços de pagamento.

Para receber fundos através do SPIN, o utilizador (destinatário) terá de associar previamente o seu número de telemóvel ou NIPC ao número (IBAN) da conta de pagamento na qual pretende receber os fundos. Esta associação pode ser realizada nos canais (homebanking ou app) do prestador de serviços de pagamento em que se encontra domiciliada a respetiva conta de pagamento.

O BdP lembra que o utilizador poderá, sempre que entender pertinente, alterar a conta associada ao identificador SPIN.

As transferências realizadas com recurso ao SPIN não têm custos adicionais, apenas o custo da operação subjacente, garante o supervisor da banca.

“Além de simplificar e melhorar a experiência do utilizador na execução de transferências, o SPIN também vem reforçar a segurança destas operações. Graças ao serviço de confirmação de beneficiário/devedor, permite confirmar o destinatário da transferência antes do início da operação”, explica o banco central.

 

 

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