[weglot_switcher]

Preços na produção industrial aumentaram 2% em agosto

“Excluindo o agrupamento Energia, a variação do índice foi de 2% (1,7% no mês anterior). A variação mensal foi nula, tal como ocorrido no mês homólogo”, salientou o INE.
18 Setembro 2024, 11h27

Os preços na produção industrial tiveram uma subida de 2% em agosto, face ao período homólogo, taxa superior em 0,1 pontos percentuais (p.p.) ao registado em julho, indicam os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).

“Excluindo o agrupamento energia, a variação do índice foi de 2% (1,7% no mês anterior). A variação mensal foi nula, tal como ocorrido no mês homólogo”, salientou o instituto de estatística.

Em agosto, e face ao ano anterior, os preços na produção industrial, no que se refere ao  agrupamento energia “abrandou 1,5 p.p., para uma variação de 1,5%. Os bens intermédios e bens de consumo registaram variações homólogas de 1,7% e 3,2%, superiores em 0,5 p.p. e 0,2 p.p. às observadas em julho”, referiu o INE.

“Na secção das Indústrias Transformadoras os preços aumentaram 1%, originando um contributo de 0,9 p.p. para a variação do índice total (variação e contributo de 1,3% e 1,1 p.p. em julho). O índice da secção de Eletricidade, Gás, Vapor, Água Quente e Fria e Ar Frio acelerou 3,7 p.p., para uma variação de 11,1%, contribuindo 1,0 p.p. para o resultado agregado”, acrescentou o instituto de estatística.

Em agosto, e face ao mês anterior, os preços na produção industrial “resultou de crescimentos na Energia (0,6%), Bens de Consumo e de Investimento (ambos com variações em cadeia de 0,1%), anulados pelo decréscimo de 0,4% observado nos Bens intermédios. Excluindo o agrupamento de Energia, o índice diminuiu 0,1% (redução de 0,5% no período homólogo)”, indicam os dados do INE.

“Na secção das Indústrias Transformadoras os preços diminuíram 0,4% em agosto (diminuição de 0,1% no mesmo mês de 2023), contribuindo com -0,3 p.p. para a variação mensal do índice total. A secção de Eletricidade, Gás, Vapor, Água Quente e Fria e Ar Frio apresentou um aumento de 4,0% e um contributo de 0,4 p.p. (0,5% e 0,0 p.p. no período homólogo)”, disse o instituto de estatística.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.