O aniversário do MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia há oito anos que deixa a sua marca na agenda lisboeta, e este ano não é exceção. Sempre com entrada gratuita, o que muda é que todos os anos há algo “novo” nos três dias de festa junto ao Tejo, em Belém.
Em 2024, a novidade são as ‘block parties’, nascidas em Nova Iorque há mais de 50 anos. O espírito dessas festas de rua dinamizadas pela comunidade afro-americana persiste, mas ganhou novas formas. Descubra como se celebra a diversidade de Lisboa na block party do MAAT, hoje, 4 de outubro, numa colaboração com a produtora de música e vídeo RedMojo, que quer pôr toda a gente a dançar até às 19h00.
Mas há mais. Muito mais. Durante os três dias de celebração, a Praça do Carvão acolhe instalações de arte, performances, visitas, oficinas, gastronomia e conversas, bem como um mercado, organizado pelo The Spot Market sob o lema do comércio justo. Artesanato, decoração, moda e joalharia, lado a lado com gastronomia, com curadoria da agência Purple Mayo, que leva ao MAAT a diversidade do mundo em Lisboa.
A tónica da diversidade visa não só plasmar a essência da cidade, como também atrair novos públicos ao museu. E a música poderá bem ser um primeiro ponto de contacto. Nos dias 4 e 5, a partir das 20h, a RedMojo – parceiro do evento e produtora de artistas como Madonna, Pitbull, Pusha T, Rich The Kid e Anitta, RedMojo – organiza duas festas com entrada paga dedicadas ao house e à música eletrónica.
Sábado, dia 5 de outubro, a música continua a ter um lugar de destaque no dia em que o MAAT celebra o seu 8º aniversário. O italiano Raffa Guido traz um cocktail de soul, jazz e house. Pablo Fierro, DJ e produtor espanhol, que une organicamente música afro, latina e eletrónica. E ainda Megatronic e o seu mix de música eletrónica com ritmos africanos e sons tradicionais do Oriente Médio e influências latinas.
Todos os dias haverá visitas guiadas às exposições, regra geral, em duplas, que irão convocar o olhar de profissionais de diversas áreas disciplinares sobre cada exposição. “O Mundo Inteiro É um Palco” de William Klein, “Black Ancient Futures” – que reúne obras de 11 artistas da vasta diáspora africana – ou “os dias estão numerados” de Daniel Blaufuks, a somar à despedida de Ernesto Neto com a exposição “Nosso Barco Tambor Terra”.
Deixamos o roteiro das visitas às exposições, mas há muito mais para descobrir neste oitavo aniversário do MAAT.
04/10/2024, sexta-feira, até às 19h00
Visitas relâmpago a todas as exposições e MAAT Garden
05/10/2024, sábado, 09.30–19.00
10.30–18.45: Visitas relâmpago a todas as exposições e MAAT Garden
06/10/2024, domingo 14.30–19.00
15.00–18.45: Visitas relâmpago às exposições e ao MAAT Garden
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com