[weglot_switcher]

Euronext lança Single Stock Options sobre ações portuguesas

As quatro Single Stock Options em Portugal são sobre ações da EDP; da EDP Renováveis; Galp Energia; e Jerónimo Martins. A Euronext lança estes derivados em três mercados.
7 Outubro 2024, 17h15

Isabel Ucha, CEO da Euronext Lisbon, foi a anfitriã da cerimónia de toque do sino da Euronext, para assinalar o lançamento de Single Stock Options sobre ações portuguesas, que teve lugar esta segunda feira, dia 7 de outubro.

As quatro Single Stock Options em Portugak são sobre ações da EDP; da EDP Renováveis; Galp Energia; e Jerónimo Martins. Mas Isabel Ucha admitiu que poderiam vir a incluir outras ações, mas sem avançar com datas.

Uma opção equivale normalmente a mais de 100 ações subjacentes, portanto o valor da opção depende da cotação dos títulos subjacentes. A Eurnoext não tem uma expectativa de volume de transação, quanto a estas Single Stock Options.

A Euronext, a principal infraestrutura de mercado pan-europeia, anunciou o reforço da oferta europeia de derivados com novas Single Stock Options alemãs, irlandesas e portuguesas, com efeitos a partir de hoje.

A Euronext está a introduzir 21 novas opções de ações únicas (Single Stock Options) alemãs, completando a sua cobertura de todos os constituintes do índice DAX 40, seis Single Stock Options irlandesas e quatro portuguesas. As novas Single Stock Options são as primeiras que a Euronext cota em ações irlandesas.

“As novas cotações representam um marco significativo no modelo federal da Euronext, completando a gama de contratos de opções disponíveis nos mercados da Euronext para dar aos investidores um acesso mais amplo aos principais activos na Europa através do livro de ordens único da Euronext”, refere a Euronext que detém a Bolsa de Lisboa.

“Os market makers dedicados assegurarão a liquidez no ecrã para os investidores nas novas acções. A negociação das novas opções é efectuada através da plataforma de negociação de última geração Optiq® da Euronext, que oferece acesso a um vasto e diversificado conjunto de liquidez. A compensação é efectuada através da Euronext Clearing, que oferece uma gestão de risco robusta e eficiências de margem em toda a carteira”, acrescenta.

“A expansão das Single Stock Options da Euronext foi concebida para proporcionar maior valor aos investidores, permitindo-lhes negociar uma gama mais vasta de opções europeias numa única plataforma. Para além de preços competitivos para a negociação, os investidores podem também beneficiar da eficiência da compensação através da Euronext Clearing, combinada com a utilização de Central Securities Depositories (CSDs) locais para reduzir as comissões de liquidação e aumentar a capacidade pós-negociação, melhorando significativamente a experiência global de negociação para os clientes”, anunciou a Euronext. No caso português é a Euronext Securities Porto.

Anthony Attia, Diretor Global de Derivados e Pós-negociação da Euronext, afirmou que “este crescimento da nossa oferta de derivados foi possível após a conclusão bem sucedida da expansão da Euronext Clearing a todos os mercados do Grupo Euronext. Não só nos permite alargar a nossa oferta de derivados de ações, como também abre caminho a futuros lançamentos de produtos no âmbito do nosso novo plano estratégico, que será anunciado em novembro, tirando partido de toda a força do nosso modelo integrado pan-europeu”.

Porquê cotar novas opções de compra de ações em Portugal?

Frederik Lansink – product manager at Euronext respondeu que o objetivo é pôr a maturidade da Bolsa de Valores de Lisboa num novo nível; permitir que os investidores locais e internacionais obtenham exposição ou possibilidades de cobertura em Lisboa; para permitir melhores infra-estruturas e alcance pan-europeu para a comunidade de pequenos investidores.

O que levou à seleção das quatro ações?

A plataforma pan-europeia responde com a popularidade nacional e internacional das empresas.

“Existem ações suficientes disponíveis para cobrir os instrumentos derivados”, refere a Euronext.

“Para Portugal em particular, este lançamento representa um marco significativo no panorama financeiro, e estamos entusiasmados por participar como market makers aqui”, referiu Evan Moloney, Development Representative da Susquehanna International Group (SIG) que atua como market maker deste mercado.

A SIG como market maker está empenhada em “assegurar uma negociação fluida e eficiente, proporcionando liquidez a estas opções sobre ações individuais recentemente cotadas”.

“Fazemos isso oferecendo continuamente preços de compra e venda nos mercados de derivativos, permitindo que os participantes do mercado entrem e saiam de posições com facilidade”, acrescentou Moloney.

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.