[weglot_switcher]

OE2025: Governo “perdeu uma oportunidade de cumprir o que prometeu”, atira Rui Rocha

O líder da Iniciativa Liberal diz que o orçamento apresentado constitui uma “enorme deceção”, nomeadamente por apresentar “níveis de carga fiscal semelhantes aos apresentados por um governo socialista.”
O presidente e deputado da Iniciativa Liberal (IL), Rui Rocha, fala aos jornalistas no exterior da sala do grupo parlamentar na Assembleia da República, em Lisboa, 26 de março de 2024. JOSÉ SENA GOULÃO/LUSA
10 Outubro 2024, 17h58

O Governo “perdeu uma oportunidade de cumprir aquilo que prometeu na campanha eleitoral”, sublinhou o presidente da Iniciativa Liberal (IL), em reação ao Orçamento do Estado para 2025, entregue esta quinta-feira na Assembleia da República.

Rui Rocha salientou a “enorme deceção” por ver um orçamento com “níveis de carga fiscal semelhantes aos apresentados por um governo socialista”, pelo que se trata de um documento com “marca socialista.”

Assim sendo, o líder referiu que a IL vai debater a votação entre os responsáveis do partido, mas disse que a respetiva bancada parlamentar não votará favoravelmente.

“Será que o PSD da campanha eleitoral viabilizaria o orçamento apresentado pelo PSD no Governo? Tenho muitas dúvidas”, reiterou o presidente da IL. O próprio sublinhou que a descida de 0,1% estimada para a receita em impostos é “irrisória”, visto que a carga fiscal é “muito penalizadora” para os portugueses.”

Neste capítulo, Rui Rocha não tem dúvidas de que o corte no IRC “fica muito aquém do que era necessário”, na medida em que “são as empresas que criam riqueza”.

Este é um orçamento “que impede o crescimento do país”, garantiu.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.