O Governo quer lançar o leilão eólico offshore em 2025, segundo a proposta do Orçamento do Estado (OE) para 2025. O Executivo tem o objetivo de construir dois gigawatts de potência eólica até 2030.
“Para além do incremento ao nível da energia solar e eólica onshore, o Governo pretende avançar, em 2025, com os procedimentos para a concretização dos projetos de eólico offshore, dada a sua relevância ao nível energético, industrial e de atração de investimento, acautelando as preocupações ambientais e o respetivo modelo económico financeiro”, pode-se ler no articulado do OE 25.
Mais à frente, o Executivo reforçar que “pretende lançar os procedimentos para a concretização de projetos eólicos offshore, permitindo que o país tenha condições para atingir metas mais ambiciosas na penetração de energias renováveis no mercado”.
No documento, o Executivo também revela que quer lançar no próximo ano o balcão único do licenciamento de projetos. Promete também consolidar o “quadro legal do sector, reforçando a agilidade e a capacidade de acompanhamento dos projetos estruturantes”.
Este ano já foi lançada a Estrutura de Missão para as Energias Renováveis (EMER).
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com