[weglot_switcher]

Nobel da Paz entregue à organização japonesa Nihon Hidankyo

Português António Guterres era um dos favoritos para ganhar o Nobel da Paz, ao lado de Zelensky, Navalny e a Agência para os Refugiados Palestinianos da ONU.
Nobel da Paz 2024
11 Outubro 2024, 10h06

A organização japonesa Nihon Hidankyo vai receber o Prémio Nobel da Paz, de acordo o Comité. O anúncio foi feito esta manhã, e espera esperado com muita expectativa.

A organização Nihon Hidankyo é composta por sobreviventes da bomba atómica de Hiroshima e Nagasaki e o Nobel da Paz ser-lhe-á entregue “pelo seu esforço em atingir um mundo sem armas nucleares e por demonstrarem, através de testemunho próprio, que as armas nucleares nunca mais devem ser utilizadas”.

A atribuição deste prémio acontece num momento em que o Médio Oriente está envolvido numa constante escalada dos conflitos, com cada vez mais intervenientes, e quando a guerra na Ucrânia entra no seu terceiro ano.

O Prémio Nobel da Paz recebeu 286 candidaturas este ano: 197 pessoas e 89 organizações. É um número bastante inferior aos 351 candidatos do ano passado e longe dos 376 candidatos de 2016.

O português António Guterres foi um dos nomes avançados como favorito para recolher o galardão, por todo trabalho que tem desenvolvido nas Nações Unidas. Também o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky e o opositor russo Alexei Navalny, que morreu em fevereiro deste ano, estavam na lista de potenciais vencedores.

Entre outros nomes, a Agência para os Refugiados Palestinianos da ONU, o Tribunal Internacional de Justiça, a UNESCO e o Conselho da Europa estavam também na lista.

Foi deixada ainda em aberto a possibilidade deste ser um ano de pausa na entrega deste prémio, algo que já aconteceu 19 vezes ao longo da história da entrega deste prémio.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.