[weglot_switcher]

Mercadona aproveita vazio legal para vender hambúrgueres a IVA reduzido

A Mercadona é um dos supermercados que está a vender hambúrgueres processados com IVA a 6% com o argumento de que estão isentos de glúten e se destinam a doentes celíacos. Produtos semelhantes são vendidos à taxa de 23% no Continente e Pingo Doce.
hambúrgueres Mercadona
Fresh raw minced homemade farmers grill beef burgers on vintage chopping board with spices and herbs and meat hatchet, fork and knife on black background.
18 Outubro 2024, 09h03

A cadeia de supermercados Mercadona está a vender hambúrgueres processados com uma taxa de IVA de 6%, ao contrário das suas concorrentes que estão a aplicar os 23% de IVA. Conta o Jornal Económico na edição semanal, nas bancas esta sexta-feira, que o argumento para a venda à taxa reduzida se deve à isenção de glúten e por se destinarem a doentes celíacos.

Ao JE, fonte oficial da retalhista aponta que “a Mercadona aplica a taxa reduzida de IVA aos produtos referidos [hambúrgueres de bovino, frango e misto], porque os mesmos foram produzidos especialmente para poderem ser isentos de glúten e assim entrarem no consumo de doentes celíacos”.

Assim, a cadeia espanhola aponta lacunas à norma fiscal, uma vez que não define o conceito de produtos sem glúten ainda que a jurisprudência da Autoridade Tributária (AT) aponte para aplicação da taxa normal nestes produtos. Mas a Mercadona vai mais longe na sua defensa e a mesma fonte garante que há outros operadores, como a Auchan e E.Leclerc, que praticam a taxa de IVA reduzida para estes produtos.

À nossa publicação, fiscalistas defendem que taxas diferentes sobre o mesmo produto, como é o caso destes hambúrgueres, pode distorcer a concorrência. Ainda assim, sustentam que é ao Fisco que cabe a verificação, para se evitar a perda de receita fiscal.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.