[weglot_switcher]

Preços dos combustíveis vão continuar a aumentar, diz ministra

“A taxa de carbono tinha começado a ser descongelada pelo anterior Governo e agora foi ainda mais descongelada. Desde que não haja uma crise, continuará ser descongelada”, disse Maria da Graça Carvalho na conferência da CNN Portugal.
18 Outubro 2024, 12h47

A ministra do Ambiente e Energia considerou que os portugueses se devem preparar para novos e sucessivos aumentos no preço dos combustíveis. As declarações, ainda que curtas, foram ditas na conferência “CNN Portugal Summit”.

Maria da Graça Carvalho deixou claro que salvo exceções e imprevistos, é expectável a contínua subida dos preços para os consumidores nacionais, inclusivamente no próximo ano. Assim, a menos que exista um agravamento do conflito no Médio Oriente ou outro imprevisto geopolítico, os preços vão manter o rumo ascendente que se tem verificado nas últimas semanas.

A governante lembrou ainda o plano do Governo para continuar a descongelar a taxa de carbono, que tem vindo a sofrer algumas alterações. “A taxa de carbono tinha começado a ser descongelada pelo anterior Governo e agora foi ainda mais descongelada. Desde que não haja uma crise, continuará ser descongelada”, disse Maria da Graça Carvalho na conferência da CNN Portugal.

Apesar deste descongelamento, a ministra referiu que “há um valor a partir do qual o Governo pode parar de subir a taxa”, estando relacionada com a evolução dos preços e com a comparação com o ano anterior.

“No caso do preço dos combustíveis depende da circunstância geopolítica. Neste momento  não temos crise energética e, não tendo crise, temos uma taxa de carbono, uma lei, que está a funcionar para desincentivar o consumo de combustíveis fósseis”, ressalvou.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.