[weglot_switcher]

Concurso internacional cofundado pela EDP elege alemã Reli Energy melhor startup de 2024

Fundada em 2022 e com sede na cidade de Darmstadt, a empresa vencedora do Free Electrons dedica-se especialmente ao negócio das baterias. As candidaturas para a edição de 2025 decorrem até ao próximo dia 24 de janeiro.
18 Outubro 2024, 15h57

O programa internacional de inovação no setor energético Free Electrons, cofundado pela EDP, anunciou esta sexta-feira que a empresa alemã Reli Energy, que trabalha na otimização de sistemas de armazenamento de energia, foi a grande vencedora do concurso de 2024.

Fundada em 2022 e com sede na cidade de Darmstadt, na Alemanha, a Reli Energy dedica-se especialmente ao negócio das baterias, estendendo a sua vida útil operacional e maximizando o retorno financeiro para as empresas.

A oitava edição da competição global de empreendedores da energia terminou assim, após mais de mil candidaturas, de cerca de 75 países, e 15 finalistas dos 30 pré-finalistas que participaram em bootcamps em Madrid e em Hamburgo. A organização já está a receber candidaturas para a edição seguinte. A submissão das candidaturas decorre até a 24 de janeiro de 2025.

A EDP e as outras utilities responsáveis pela realização do programa foram juradas desta edição, além de a empresa portuguesa ter organizado os dois eventos em Espanha e na Alemanha, onde as primeiras conversas sobre projetos-piloto começaram a ser exploradas e lançadas as bases de eventuais futuras parcerias.

“Deste evento, 15 startups seguiram para o Master Module em Montreal, Canadá, organizado pela Hydro Quebec, onde as discussões sobre projetos-piloto foram aprofundadas. E, por fim, a jornada do Free Electrons foi concluída com a Grand Finale em Hamburgo, Alemanha, promovida pela E.ON, onde foram anunciadas colaborações concretas entre utilities e startups”, conta  EDP.

Segundo a empresa liderada por Miguel Stilwell, no derradeiro evento, denominado “Open Day”, o Free Electrons reuniu mais de 250 representantes dos setores de energia, logística e capital de risco, incluindo António Coutinho, presidente executivo da EDP Inovação, e atribuiu o Prémio Akimoto a Jonathan Carrier, cofundador e presidente executivo da Allye Energy,

Para as startups ligadas à energia que pretendem entrar na edição de 2024, saibam que estas multinacionais de renome procuram startups maduras, com projetos inovadores e potencial de escalabilidade na área das energias renováveis de próxima geração, gestão de energia/dados, otimização de ativos, soluções térmicas, planeamento, otimização e estabilidade da rede, armazenamento de energia, clientes B2B e B2C, mobilidade e eletrificação dos transportes e outras.

O Free Electrons inclui, além da EDP, a American Electric Power (EUA), a CLP Power (Hong Kong), a E.ON (Alemanha),  a ESB – Energy for Generations (Irlanda) e a Origin Energy (Austrália). A Jera, joint venture entre a Tepco Fuel & Power e a Chubu Electric Power, e a empresa pública canadiana Hydro-Québec também estão envolvidas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.