[weglot_switcher]

Tribeca Festival: de Manhattan para Lisboa com estrondo

Lisboa é o palco da primeira edição europeia do Tribeca Festival e não poderiam faltar opiniões divergentes quanto ao impacto que este evento pode ter no setor do cinema e audiovisual, e, claro, na cidade que o acolhe.
19 Outubro 2024, 14h00

Se fosse a rodagem de um filme, ouviríamos o som da claquete e o mantra: ‘luz, câmara, ação’! Não é, mas facilmente conseguimos imaginar a voragem dos dias que antecedem a abertura do Tribeca Festival Lisboa, a montagem dos palcos, das colunas de som, dos microfones, luzes… Ação. “Mais de 15 horas de conversas exclusivas. Mais de 20 horas de sessões de cinema. Mais de 2.000 minutos do melhor da cultura pop.” Assim se apresenta o Tribeca Festival que, durante dois dias, 18 e 19 de outubro, toma de assalto o Beato Innovation District, em Lisboa, com o Tejo em pano de fundo. Vinte e dois anos depois da primeiríssima edição no bairro de Tribeca, Manhattan – que contou com mais de 150 filmes e umas dezenas de painéis, uma organização relâmpago de 120 dias e a abertura a cargo de Nelson Mandela – a primeira edição europeia do festival chega à capital portuguesa com estrondo.

Robert De Niro e Jane Rosenthal, fundadores do Tribeca, abrem a talk inaugural, dia 18 de outubro, para partilharem com o público a história, o legado e a importância social e cultural deste festival. Quatro palcos e várias estreias internacionais, como “A Bronx Tale, The Original One Man Show”, que conta com a presença do argumentista, realizador e protagonista Chazz Palminteri. E também “Ezra”, de Tony Goldwyn, com o plus de incluir, no final, uma conversa com Robert De Niro. Isto só para um breve kick-off. Já nas estreias nacionais, destaque para “Podia Ter Esperado Por Agosto”, de César Mourão, e “Praxx – Fim De Semana”, de Patrícia Sequeira. E ainda as séries televisivas “George” de Sofia Pinto Coelho e “Azul”, de Pedro Varela, e a estreia mundial de “Unicórnios”, uma série sobre a cultura das startups, tema que se alarga, nas talks, ao impacto da Inteligência Artificial na produção cinematográfica e ao futuro do streaming, entre muitas outras temáticas nas dezenas de conversas que vão ter lugar no palco principal.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Este conteúdo é exclusivo para assinantes, faça login ou subscreva o Jornal Económico

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.