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Publicidade gera 2,5 mil milhões de euros na economia nacional

O investimento publicitário de 570,8 milhões de euros em 2017 “permitiu gerar cerca de 2,5 mil milhões de euros no PIB “no curto prazo”, representando 1,3% do total da riqueza produzida em Portugal.
30 Janeiro 2019, 12h19

O investimento publicitário de 570,8 milhões de euros em 2017 “permitiu gerar cerca de 2,5 mil milhões de euros no Produto Interno Bruto (PIB) “no curto prazo”, representando 1,3% do total da riqueza produzida em Portugal.

Esta é uma das conclusões do estudo sobre o “Impacto do setor Publicitário em Portugal”, da Associação Portuguesa de Anunciantes (APAN), em conjunto com a Deloitte, que adianta que cada euro investido em publicidade gera 4,39 euros do PIB.

“A publicidade foi responsável, em 2017, pela sustentação de 51.250 postos de trabalho, o que representa 1,1% do emprego total nacional, observando um impacto social positivo ao nível da criação de emprego no próprio setor e noutros por si sustentados, assim como externalidades positivas relacionadas com ações de ‘sponsorship’ e de responsabilidade social”, refere o estudo.

Em 2017, o investimento total em publicidade está estimado em 571 milhões de euros, tendo evoluído a um ritmo anual de 2,4% desde 2012.

Deste montante, a televisão captou mais de 50% do investimento, cerca de 308,8 milhões de euros, a Internet 116,5 milhões de euros, o ‘outodoor’ 66,8 milhões de euros, a rádio 40,8 milhões de euros e a imprensa 36 milhões.

O cinema, em 2017, captou 1,8 milhões de euros de investimento publicitário.

Em cinco anos, o investimento publicitário na imprensa caiu mais de metade (54%) – de 88 milhões de euros em 2012 para 36 milhões de euros em 2017 -, “tendo sido ultrapassada pela rádio”, aponta.

“Em sentido inverso à queda da circulação da imprensa tradicional, é possível observar o crescimento dos meios digitais, cujo investimento em 2012 regista 37 milhões de euros e cresce para 117 milhões de euros em 2017 (evolução média anual de 25,5%)”, adianta o estudo da APN/Deloitte.

Em 2017, a Internet representava um quinto (20,4%) do investimento total em publicidade.

Relativamente ao impacto fiscal, o estudo adianta que, “no total, as receitas fiscais geradas pelo setor publicitário, em 2016, acresceram a cerca de 287 milhões de euros, sendo representativo de 0,39% das receitas fiscais totais (Estado e Segurança Social)”.

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