[weglot_switcher]

Otovo vende portfólio em Portugal e noutros países europeus por 56 milhões de euros

O valor estimado da transação, que se estima estar concluída no 1º trimestre de 2025, ronda os 56 milhões de euros.
Fonte: pexels
31 Outubro 2024, 09h14

A Otovo, marketplace europeu de instalação de painéis solares e baterias para o mercado residencial, “acaba de assinar um termo de compromisso com um investidor de ativos, que prefere manter o anonimato, para a venda do seu portfólio de subscrição nos designados mercados continentais, nomeadamente Alemanha, Áustria, Polónia, Países Baixos, Bélgica, França, Espanha e Portugal”, refere em comunicado oficial.

Esta transação envolve a venda de todo o portfólio de ativos de subscrição construído  nos mercados continentais entre 2020 e o 1º trimestre de 2025; e  a obrigação para o comprador de adquirir novos contratos de subscrição estabelecidos pela Otovo nestes mercados nos termos pré-acordados entre 2025 e 2026 – designado neste acordo como “período de fluxo futuro”.

“Esta transação vem inverter o cash flow das atividades de leasing. Conseguimos um ganho substancial em dinheiro com a venda do nosso portfólio de ativos de subscrição existentes e simplificamos a operação, na qual deixamos de investir tanto e passarmos a vender e a ganhar mais  à medida que avançamos. Por tudo isto, este é, naturalmente, um momento, um negócio,  definidor na vida da Otovo”, considera  Andreas Thorsheim, CEO da Otovo a nível global, citado pelo comunicado.

O valor estimado deste negócio ronda os 56 milhões de euros (cerca de 664 milhões de coroas norueguesas). Após a conclusão deste negócio, a Otovo passará a dispor de três fontes de receita: vendas diretas aos consumidores, vendas de fluxo futuro na Noruega e Suécia, e vendas de fluxo futuro nos mercados continentais.

Manuel Pina, diretor geral da Otovo em Portugal, destaca também a importância desta transação para o futuro da empresa: “Esta movimentação significa, acima de tudo, que estamos e estaremos financeiramente mais robustos e preparados para os próximos anos, mesmo que a o setor tarde um pouco mais a recuperar os níveis de um passado recente”, refere, citado pela mesma fonte.

Fundada em 2016 na Noruega, a Otovo é um marketplace pan-europeu de energia solar e baterias para o mercado residencial. Para os proprietários de casas, a Otovo apresenta-se como a forma mais fácil de colocar painéis solares no telhado. Para as empresas instaladoras de energia solar, é uma forma fácil de preencher as suas carteiras de projetos. A Otovo ajudou mais de 30.000 clientes a adotar a energia solar em toda a Europa. A empresa está presente em 13 mercados: Áustria, Bélgica, França, Alemanha, Itália, Noruega, Polónia, Portugal, Espanha, Suécia, Suíça, Países Baixos e Reino Unido.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.