[weglot_switcher]

Formação avançada: IPCA outorga o primeiro doutoramento internacional

Programa é realizado em parceria com o Politécnico de Leiria e a irlandesa Technological University of the Shannon, no âmbito da Universidade Europeia RUN-EU. 
31 Outubro 2024, 18h13

O IPCA, presidido por Maria José Fernandes, vai outorgar o primeiro doutoramento internacional da sua história, em parceria com o Politécnico de Leiria (IPL) e a Technological University of the Shannon (TUS) na Irlanda, no âmbito da Universidade Europeia RUN-EU.
O doutoramento está integrado no projeto de formação avançada das três instituições envolvidas, uma colaboração permite que os estudantes beneficiar das infraestruturas, laboratórios e grupos de investigação das três universidades.
Concebido pela Escola Superior de Tecnologia do IPCA, o programa doutoral pretende desenvolver projetos de investigação nas novas tecnologias digitais aplicadas à automação de processos e serviços, como os sistemas ciberfísicos, de robótica, de inteligência artificial, de Cloud e IoT, a tecnologia 5G (conectividade), assim como os sistemas energéticos sustentáveis e inteligentes.
O programa visa atrair profissionais qualificados para “capacitar a indústria e as entidades públicas com responsabilidades de gestão do território para o aproveitamento destas tecnologias digitais emergentes, promovendo a inovação e facilitando o seu desenvolvimento”. E contribuir para o desenvolvimento e consolidação de polos de competitividade e inovação em tecnologias digitais, sobretudo nas regiões onde se inserem as instituições, bem como a sua articulação com programas europeus, promovendo a internacionalização.
 O IPCA leciona, atualmente, três doutoramentos em parceria ou associação com universidades portuguesas, nas áreas da Contabilidade, do Desenvolvimento de Jogos Digitais e do Design.
A 2ª fase de candidaturas ao Doutoramento em Engenharia da Digitalização decorre até 3 de dezembro.
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.