O ministro da Economia disse esta terça-feira que um sistema financeiro robusto é a base da economia e as novas empresas, baseadas em tecnologia, contribuem para a evolução do ecossistema financeiro.
“As empresas fintech desempenham um papel importante com soluções cruzadas eficazes (…) e contribuem para o crescimento económico mais sustentável e inclusivo”, afirmou Pedro Reis, cerimónia de apresentação do “Portugal Fintech Report 2024”, que decorre ao longo desta manhã, na Fintech House, em Lisboa.
Segundo o ministro da Economia, as fintechs também têm uma função relevante nas temáticas da transição energética devido aos seus modelos de negócio com métricas mais sustentáveis desde a fundação. “Os desafios são vários, mas as oportunidades são maiores”, garantiu, após vir a público que o financiamento arrecadado por estas empresas cresceu apenas 6% num ano.
“É agora ou nunca que a Europa pode agarrar esta oportunidade e crescer por si e rescrever a nossa história. Na Europa, não nos podemos esquecer de criar um equilíbrio entre as novas regulações e liberdade para a inovação”, alertou Pedro Reis, salvaguardando que este Governo tem consciência da importância das empresas e do investimento, portanto com uma mentalidade diferente virada para a área corporate.
O governante com a pasta da Economia destacou ainda que Portugal está a implementar medidas para atrair talento, que irão beneficiar startups como as que se deslocaram à Fintech House, nomeadamente o alargamento do IRS Jovem, políticas de promoção do empreendedorismo e incentivos fiscais para investimento em empresas inovadoras
A poucas horas de viajar para Singapura, com garantias de que voltará a tempo da Web Summit na próxima semana, Pedro Reis deixou ainda uma mensagem esperançosa: “Que os novos unicórnios nasçam aqui e entre vocês”.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com