[weglot_switcher]

Bitcoin atinge máximo histórico em reação à vitória de Trump

São várias as criptomoedas que estão a valorizar de forma acentuada, com destaque para a Bitcoin. Em causa estão as palavras do futuro presidente dos EUA, que prometeu, por exemplo, despedir o presidente da SEC.
6 Novembro 2024, 12h30

O republicano Donald Trump ganhou a corrida presidencial nos EUA e os mercados estão a reagir em alta a esse desfecho, com as criptomoedas a dispararem na negociação desta quarta-feira.

A Bitcoin está a disparar 8,12%, ao ser negociada em quase 74.400 dólares, o que corresponde a um novo máximo histórico, ao mesmo tempo que o Ethereum avança 7,95%, para perto dos 2.630 dólares. Em simultâneo, há valorizações ainda mais expressivas neste âmbito, com a Dogecoin a subir 18,48%.

Em causa estão as promessas feitas por Trump no âmbito dos criptomercados. Na campanha para a Casa Branca, o candidato do Partido Republicano disse que enquanto presidente, nunca venderia os ativos de Bitcoin detidos pelos EUA.

“Durante demasiado tempo o nosso governo violou a regra fundamental que todos os ‘bitcoiners’ conhecem: nunca vendas as tuas Bitcoins”, disse Trump em julho, numa conferência dedicada àquela criptomoeda.

Entre outras promessas, o republicano, que vai tomar posse a 20 de janeiro, prometeu despedir “no primeiro dia” o presidente da Comissão de Valores Mobiliários (SEC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos. Gary Gensler assumiu uma postura agressiva no que respeita à regulação das criptomoedas, o que desagradou a Trump.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.