O presidente da CIP alerta para escalada nas políticas protecionistas após a vitória de Trump nas presidenciais dos EUA. Caso a UE e os EUA não cheguem a um entendimento, Armindo Monteiro antecipa que poderá desencadear-se uma guerra comercial, com consequências económicas negativas para a Europa.
Segundo o responsável, o PIB da zona euro arrisca a contrair-se com o aumento de tarifas e a generalidade dos setores industriais portugueses sofreria os efeitos de um agravamento das tensões comerciais. E destaca a indústria farmacêutica, um dos principais setores exportadores com uma maior dependência do mercado dos Estados Unidos.
Para contornar os entraves protecionistas, Armindo Monteiro aponta o reforço de estratégias de diversificação de mercados de exportação. A CIP dá ainda nota de receios da imprevisibilidade na forma como a nova Administração Trump vai lidar com o atual cenário geopolítico mundial, sinalizando o impacto de um eventual aumento de tensões na estabilidade das cadeias de abastecimento e nos preços da energia e de algumas matérias-primas.
Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com