[weglot_switcher]

Interreg Atlantic Area lança apoio de 43 milhões para projetos de cooperação

A digitalização dos setores da economia azul que se adaptem às alterações climáticas, o reforço do empreendedorismo e de modelos de autoemprego nos setores digitais ou a adoção de medidas que aumentem a eficiência energética são alguns de exemplos de projetos que podem vir a ser apoiados.
zona euro
18 Novembro 2024, 10h06

O Interreg Atlantic Area, programa de financiamento europeu que promove a cooperação transnacional entre 36 regiões atlânticas de Portugal, Espanha, Irlanda e França, vai lançar um apoio de 43 milhões de euros para projetos de cooperação.

“O programa Interreg Atlantic Area vai lançar a 25 de novembro uma nova convocatória para apoiar com 43 milhões de euros de fundos europeus projetos de cooperação transnacional, que envolvam pelo menos um parceiro de Portugal, Espanha, França e Irlanda”, indica num comunicado divulgado esta segunda-feira.

Este apoio dirige-se a investimentos em três áreas do programa: inovação azul e competitividade; ambiente marinho e terrestre e cultura e turismo sustentável.

“A digitalização dos setores da economia azul que se adaptem às alterações climáticas, o reforço do empreendedorismo e de modelos de autoemprego nos setores digitais, a adoção de medidas que aumentem a eficiência energética e de mitigação de riscos nas zonas costeiras e próximas da costa, a partilha de boas práticas de apoio à economia circular, a restauração de ecossistemas degradados ou ações de promoção do turismo cultural, rural, desportivo, náutico, etc. associadas a produtos combinados, eventos culturais e rotas culturais são alguns de exemplos de projetos que podem vir a ser apoiados com uma taxa de financiamento de 75%”, indica o mesmo comunicado.

Os termos gerais da convocatória são apresentados a 21 de novembro no contexto do evento anual do Interreg Atlantic Area, que se realiza em Bordéus, França, uma iniciativa que pretende estimular o encontro entre potenciais beneficiários. Os parceiros têm até 14 de fevereiro para concorrer ao financiamento.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.