[weglot_switcher]

Valor sob gestão dos fundos imobiliários ultrapassa os 15 mil milhões em outubro

A informação foi partilhada em comunicado na CMVM e o montante representa um aumento de 12,3 milhões de euros (0,1%) em relação a setembro.
18 Novembro 2024, 15h16

Em outubro de 2024, o valor sob gestão dos fundos de investimento imobiliário (FII), fundos especiais de investimento imobiliário (FEII) e fundos de gestão de património imobiliário (FUNGEPI) atingiu os 15.092,7 milhões de euros, um aumento de 12,3 milhões de euros (0,1%) em relação a setembro.

O montante investido nos fundos de investimento imobiliário subiu 0,9%, totalizando 14.183,6 milhões de euros.

Os FEII registaram um crescimento de 0,1%, elevando o valor para 833,9 milhões de euros, enquanto os FUNGEPI sofreram uma queda significativa de 60,8%, reduzindo-se para 75,3 milhões de euros.

Durante este período, a totalidade do investimento em ativos imobiliários foi direcionada para países da União Europeia, com 46,6% da carteira dos FII e FEII abertos alocada em imóveis do setor dos serviços.

Os FUNGEPI também concentraram a maioria dos seus investimentos no setor dos serviços, com 69,4% do total.

As entidades com as maiores quotas de mercado foram a Square AM (12,7%), Lynx Asset Managers (8,6%) e GEF (6,5%). Em outubro, foi constituída a sociedade de investimento imobiliário “Neptune Hours – SIC Imobiliária Fechada, S.A.”, sob a gestão da LYNX Asset Managers.

No mesmo mês, dois fundos de investimento imobiliário foram liquidadas: o “I Marope – Fundo de investimento imobiliário fechado em liquidação”, gerido pela Interfundos, e o “Fundo de investimento imobiliário fechado IMOGESTÃO”, gerido pela GNB – Gestão de Ativos. Adicionalmente, a gestão do fundo “Castro Red Capital” foi transferida da sociedade gestora Refundos para a Nexa SGOIC.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.