A IQVIA, fornecedor global de serviços de investigação clínica, insights comerciais e inteligência em saúde, prevê que o mercado de consumer health em Portugal atinja uma avaliação de dois mil milhões de euros até ao final de 2024, com expectativas de crescimento para 2,3 mil milhões de euros em 2028.
Este mercado inclui medicamentos não sujeitos a receita médica e outros produtos de saúde, apresentando uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 4% em valor e 3% em volume.
O segmento dos medicamentos OTC (over-the-counter) continuará a ser o mais relevante, prevendo-se que termine 2024 avaliado em 1,1 mil milhões de euros, representando 54% do mercado em valor e 58% em volume. Este segmento deverá crescer de forma consistente, com uma CAGR de 4% em valor até 2028.
Os Cuidados Pessoais, que englobam a Dermocosmética e a Saúde Oral, deverão terminar 2024 avaliados em 533 milhões de euros, representando 27% do mercado. Este segmento também verá um crescimento de 4% em valor até 2028, atingindo 617 milhões de euros.
Já os Cuidados ao Paciente deverão alcançar cerca de 294 milhões de euros em 2024, com uma CAGR de 6% em valor, superando os demais segmentos.
Por outro lado, o segmento de Nutrição, que atualmente vale 71 milhões de euros, deverá experimentar um declínio em valor, com uma CAGR de -4% até 2028, embora cresça em volume a uma taxa de 5%.
As previsões são sustentadas por um contexto macroeconómico em que se antecipa uma desaceleração do PIB português para 1,6% em 2024, seguida de uma recuperação nos anos seguintes.
A inflação, que deverá ficar em torno de 2%, poderá estimular a procura pelos produtos de saúde, contribuindo para um crescimento acima da inflação no mercado de consumer health.
As tendências indicam um aumento no preço unitário médio nos segmentos em crescimento, refletindo uma evolução positiva para o setor.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com