[weglot_switcher]

Fundo neerlandês adquire GDS Cascais Futebol SAD e quer chegar às competições europeias

Atingir a 2ª Liga portuguesa em 2030 e as competições europeias em 2034 são os objetivos do fundo neerlandês que adquiriu o clube. Fundada em 2023, a ve2ventures é especializada no desenvolvimento de produtos digitais inovadores para as indústrias do desporto, dos media e do entretenimento.
26 Novembro 2024, 16h23

O Grupo Dramático e Sportivo de Cascais Futebol SAD foi adquirido pelo fundo neerlandês ve2ventures, venture studio que tem um plano “ambicioso” para o futuro do clube e da região e apresenta como meta alcançar as competições europeias num prazo de dez anos e a 2ª Liga portuguesa até 2030.

“Com um plano ambicioso e uma visão transformadora, a ve2ventures pretende posicionar o GDS Cascais como um modelo de excelência desportiva e inovação, fortalecendo em simultâneo os laços com a comunidade local e promovendo o desenvolvimento sustentável”, pode ler-se no comunicado que confirma esta transação.

Os responsáveis deste fundo revelam crença no projeto: “Acreditamos no potencial único do GDS Cascais e na força desta comunidade apaixonada. Queremos trazer mais adeptos para verem a equipa jogar e progredir todas as semanas, para que se sintam orgulhosos deste clube local com um enorme património”, afirma David Dwinger, CEO da ve2ventures.

A ve2ventures propõe-se a “impulsionar o talento local, a inovação e o impacto social”. Em relação aos planos para as modalidades, este fundo “quer fazer crescer o futebol do GDS Cascais ao mesmo nível da vertente de Rugby do clube; no topo da primeira liga a nível nacional e com jovens de elevado talento a representar a Seleção Portuguesa”.

Este fundo propõe-se a investir em infraestruturas que “servirão de base a uma sólida academia de formação de jovens, fornecendo à equipa principal o talento necessário para ser bem sucedida em campo e sustentável fora dele”. O objetivo é claro: chegar à segunda divisão até 2030″.

Fundada em 2023, a ve2ventures é especializada no desenvolvimento de produtos digitais inovadores para as indústrias do desporto, dos media e do entretenimento. Com sede em Amesterdão, Países Baixos, o venture studio combina mais de 50 anos de experiência colectiva dos membros da sua equipa, que desempenharam papéis fundamentais em empresas e organizações como a Airbnb, Eleven Sports, Adidas, Eurosport, 433, HP, PayPal, eBay e Fanatics.

Nuno Mousinho Esteves, antigo Chairman do GDS Cascais Futebol SAD e novo Board Advisor, destaca o compromisso de colocar o clube no centro da comunidade: “O GDS Cascais tem um papel importante na identidade do concelho. Sabendo da nossa responsabilidade, queremos que o clube seja acessível a todos, promova o talento local e, ao mesmo tempo, projete Cascais a nível internacional. Na nossa estratégia, só a conjugação dos pilares desportivo e social pode resultar no sucesso que todos queremos para o clube.”

“Estamos a iniciar uma nova era no GDS Cascais, com a entrada de investidores que têm uma visão estratégica para o crescimento sustentável do clube e que trazem parceiros capazes de nos elevar a outros patamares. Estamos cientes dos desafios, mas acreditamos no projeto, que não se foca apenas no futebol e nos resultados desportivos, mas também
no seu impacto mais alargado”, afirma Gonçalo Moura, CEO do GDS Cascais.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.