Um estudo independente realizado pela Nickel, instituição financeira de pagamentos, em colaboração com a Data E, revela que o critério mais valorizado pelos portugueses na escolha de um banco são as transferências gratuitas, com 92% dos inquiridos a destacar este critério.
A credibilidade da instituição financeira é o segundo principal critério, com 88%, seguido da possibilidade de fazer depósitos em numerário, com 80%.
Este estudo foi desenvolvido pela Nickel em parceria com a Data E, tendo sido realizado entre 27 e 31 de maio de 2024 a 1.026 residentes em Portugal (Continente e Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira), com idades compreendidas entre os 18 e os 64 anos e com uma distribuição geográfica dividida por NUTS II.
O estudo revela que decompondo por algumas regiões, no Algarve os portugueses destacaram pela mesma sequência estes mesmos três critérios para a escolha de um banco, enquanto que nas regiões do Norte e do Centro os dois aspetos mais valorizados foram, por ordem de importância, as transferências bancárias gratuitas e a possibilidade de fazer depósitos em numerário.
Já em Lisboa e no Alentejo a credibilidade da instituição financeira é o critério mais valorizado.
No que diz respeito à abertura de uma conta à ordem, os portugueses continuam a considerar cruciais as transferências gratuitas (66,7%), com o custo da comissão de manutenção (56,7%) e a disponibilização de uma app móvel de fácil utilização (45,7%) a serem também destacados.
O mesmo estudo revela que apesar de valorizarem vários aspetos dos serviços financeiros, mais de 65% dos portugueses revelam um grau de satisfação baixo quando questionados sobre o seu principal banco.
Apesar de mais de metade dos inquiridos trabalhar apenas com uma instituição financeira, e 45% afirmar que não muda de banco há mais de cinco anos, mais de 73% que ainda não trabalham com uma instituição financeira digital consideram no futuro vir a trabalhar com uma, com 95% a conhecerem algumas destas instituições.
Refletindo sobre as conclusões do estudo, João Guerra, CEO da Nickel Portugal, considera que “os resultados deste estudo revelam uma tendência clara – os consumidores portugueses estão cada vez mais exigentes em relação aos serviços financeiros, valorizando não só a segurança e credibilidade, mas também a conveniência e o acesso aos serviços essenciais para o seu dia a dia a baixo custo”.
“É importante também destacar que, apesar de vivermos numa era cada vez mais digital, os portugueses ainda valorizam muito a proximidade e a possibilidade de fazer depósitos em numerário – opção que a Nickel oferece de forma muito prática em toda a sua rede de pontos de venda físicos, presentes de Norte a Sul de Portugal”, acrescenta.
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