[weglot_switcher]

Universidade Nova lança rede para promover alojamento a preços acessíveis para universitários

Programa conta desde esta quinta-feira com um site onde os interessados podem obter informações e manifestar interesse através de um formulário. O segundo passo será dado no início de 2025, com o lançamento de uma plataforma digital com anúncios dos quartos disponíveis.
28 Novembro 2024, 12h36

A Universidade Nova de Lisboa lança esta quinta-feira a rede 1/4, em resposta à crise habitacional que afeta os estudantes universitários em Portugal. A iniciativa liga quem tem quartos disponíveis (anfitriões) com quem precisa de um para viver e estudar (estudantes).

Desde hoje, 28 de novembro, a rede 1/4 conta com um site onde os interessados podem obter informação e manifestar o seu interesse através do preenchimento de um formulário. No início de 2025, será lançada uma plataforma digital, onde os estudantes podem registar-se e os anfitriões podem anunciar os seus quartos.

“Esta plataforma garantirá não apenas segurança, mas também transparência e acessibilidade no arrendamento e na procura de quartos”, explica a Nova. Estudantes e anfitriões serão apoiados no processo por uma equipa multidisciplinar que ajudará também a dinamizar os matchings.

Com este projeto, a Universidade Nova pretende sensibilizar e motivar pessoas e famílias a acolherem estudantes em suas casas (ou noutras), em regime de arrendamento acessível ou comodato, bem como desafiar instituições e outros proprietários com património adequado a esse fim a disponibilizar quartos com valores acessíveis. “Mais do que ampliar o número de quartos com valores compatíveis com o rendimento das famílias portuguesas, esta iniciativa visa combater a solidão, ajudar a prolongar a autonomia dos mais velhos e proporcionar um rendimento extra a quem dele precisa, enquanto pretende que os mais jovens possam habitar e dinamizar a cidade”, destaca a Nova.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.