A Iberdrola quer aproveitar a trajetória descendente das taxas de juro para se financiar de forma barata através de vários mecanismos distintos. Neste âmbito, a energética espanhola pretende alcançar os 22 mil milhões de euros em dois anos.
Depois de ter obtido financiamentos que totalizam um valor em torno de 11,5 mil milhões de euros durante este ano, a companhia espanhola quer aproximar-se dos mesmos números em 2025, o que significaria aproximar-se dos 22 mil milhões de euros. A informação foi transmitida ao diário espanhol “Expansión” por fontes próximas do processo.
O valor equivale a quase metade da atual dívida da Iberdrola (ascende a 46,7 mil milhões), com a empresa a procurar aproveitar futuros cortes nos juros para financiar o plano estratégico que lançou em março. Para tal, surpreende não apenas pelo elevado volume de dinheiro que procura, como também pela variedade de meios através dos quais se quer financiar.
Uma dessas vertentes é a colocação de títulos verdes australianos, em troca de 750 milhões daquela divisa (equivalente a 460 milhões de euros, à taxa de câmbio atual). De recordar que este ano a Iberdrola financiou-se em 2.150 milhões de euros em títulos verdes, perfazendo o máximo histórico do grupo no que respeita a emissão de dívida sénior (de alta qualidade).
Em simultâneo, a Iberdrola aposta ainda em títulos de francos suíços, dólares americanos libras, empréstimos do BEI e do Banco Mundial, entre outras opções.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com