[weglot_switcher]

Amazon expande programa de formação gratuito em Braga

O re/Start foi lançado em Portugal em 2023 e já organizou um total de nove turmas nas três cidades onde se encontra. No próximo ano vai expandir-se para uma nova cidade, com o objetivo de chegar a vários pontos do país e dotar para a tecnologia.
Amazon re/Start
18 Dezembro 2024, 12h17

A Amazon Web Services (AWS) anunciou esta terça-feira, 18 de dezembro, que se prepara para expandir o programa re/Start em território português. Atualmente em Lisboa, Porto e Matosinhos, este programa visa promover a formação e desenvolvimento de competências em cloud junto de desempregados ou subempregados.

Braga será a próxima cidade a receber o programa de formação, já em 2025. Esta cidade do Norte vai receber o programa através de parceiros locais da AWS. Além disso, as cidades em que já disponibilizam o programa vão abrir novas turmas.

“O AWS re/Start foi concebido para abrir portas no setor tecnológico, independentemente do histórico ou experiência prévia dos participantes”, afirma Tejas Vashi, líder global do programa re/Start na AWS. “O nosso programa é sobre criar oportunidades e capacitar indivíduos com as competências necessárias para uma carreira de sucesso na área da computação cloud”, acrescenta, citado em comunicado.

O programa não exige qualquer experiência prévia e é gratuito para os candidatos. Objetivo consiste em ajudar as pessoas em situação de desemprego ou subemprego a iniciar carreira na área de tecnologia.

O re/Start da Amazon foi lançado em Portugal em 2023 e já organizou um total de nove turmas nas três cidades onde se encontra.

É com base em cursos teóricos, laboratórios prático e cenários reais que os formandos desenvolvem competências técnicas para funções iniciais e de nível intermédio na área da cloud. O programa inclui ainda formação em competências profissionais, como a criação de currículos e preparação para entrevistas, com o objetivo de ajudar os participantes a estarem prontos para variadas situações profissionais.

Um dos exemplos de sucesso deste programa internacional é o de Jiguita Kumar, precisamente em Portugal. Aponta a Amazon que Kumar iniciou carreira no setor financeiro e ainda passou pela consultoria, mas as suas ambições e curiosidade eram maiores. Por isso, fez uma pós-graduação em Data Science for Business e, mais tarde, com vista a crescer profissionalmente, inscreveu-se no bootcamp full stack da Code for All e posteriormente no re/Start para se especializar. Atualmente é engenheira de dados e está numa profissão que gosta.

“Não foi fácil mudar a minha carreira profissional, mas, graças ao bootcamp da Code for All e ao programa AWS re/Start, consegui aceder a conhecimento e ferramentas tecnológicas da cloud, que de outra forma não conseguiria. Esta formação não só se baseou em competências técnicas, mas deu-me a confiança para transitar para uma nova carreira”, afirma Jiguita Kumar, citada no mesmo comunicado.

De facto, os estudos recentes dão conta da necessidade de talento qualificado nestas áreas, até para potenciar a maior adoção de tecnologias digitais, nomeadamente Inteligência Artificial, que pode impulsionar os ganhos da economia portuguesa. E têm sido muitas as empresas a adotar estas tecnologias de IA, ainda que exista dificuldade em recrutar especialistas da área.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.