À partida, parece semelhante, mas a verdade é que levantar dinheiro num Multibanco ou num ATM tem algumas diferenças para os portugueses. Explicamos tudo!
Os levantamentos são gratuitos em todo o tipo de caixas automáticas instaladas em Portugal, no entanto, saiba que existem diferenças entre levantar dinheiro numa caixa Multibanco ou num ATM, sobretudo no que diz respeito ao número de operações possível. Está a par de todas as soluções que existem em território nacional para levantar dinheiro e quais as principais diferenças? Continue a ler.
O Multibanco foi a primeira solução criada em Portugal para levantar dinheiro fora dos balcões dos bancos. A rede foi criada pela SIBS, a sociedade interbancária detida pelos maiores bancos a operar no mercado nacional, e foi crescendo ao longo dos anos, permitindo, atualmente, a realização de cerca de 60 operações (inclui transferências de dinheiro, e pagamento de serviços, contribuições e impostos ao Estado).
ATM significa Automated Teller Machine e é a designação que passou a ser utilizada pela generalidade das caixas automáticas existentes em território nacional. Incluem-se aqui as caixas automáticas dos próprios bancos, destinadas aos clientes domésticos e que têm habitualmente menos custos operacionais no fornecimento e processamento de numerário. No entanto, podem implicar custos com comunicação e rendas, entre outros.
Por outro lado, existe ainda o modelo “remoto”, presente em centros comerciais, gasolineiras, ou instituições públicas e o modelo “independente”, destinado essencialmente a clientes estrangeiros, instalado em locais turísticos.
O ATM Express é outra solução criada pela SIBS, inicialmente focada nos clientes estrangeiros, que utilizam cartões de crédito internacionais. Nos ATM Express é possível efetuar levantamentos com ou sem apresentação do câmbio da operação, bem como consultas de saldo e movimentos. Para cartões nacionais, são permitidas mais algumas operações, como as de pagamento de serviços/compras ao Estado e o carregamento de telemóveis. Não entanto, esta solução não contempla todas as funcionalidades da rede Multibanco, como por exemplo a das transferências.
Pertence à primeira rede estrangeira (Euronet Worldwide) a abrir ATM em zonas de grande afluência turística e a instalá-las nas fachadas de estabelecimentos comerciais. O ATM Euronet está, sobretudo, destinado a cidadãos estrangeiros, permitindo aos detentores de vários cartões internacionais, levantamentos de numerário, com ou sem apresentação do câmbio da operação. Também aceita cartões nacionais.
O ATM Cashzone pertence à empresa internacional (NCR Atleos), que, tal como a Euronet, também alargou a sua oferta ao mercado português. Também está direcionada a cidadãos estrangeiros e para levantamentos com câmbio associado.
A principal diferença entre o Multibanco e os ATMs está na amplitude e especificidade dos serviços oferecidos:
No entanto, ambos os sistemas partilham o objetivo de facilitar o acesso a serviços bancários de forma rápida e segura. As principais semelhanças incluem:
Nesta linha, compreender estas diferenças é fundamental para quem vive em Portugal ou para visitantes que utilizam serviços bancários no país. Saber que o Multibanco oferece uma gama mais ampla de serviços pode ser vantajoso em situações que vão além do levantamento de dinheiro.
Por outro lado, importa destacar que, enquanto todos os terminais Multibanco são ATMs, nem todos os ATMs são Multibanco. Esta distinção reflete não só diferenças tecnológicas, mas também a capacidade de resposta às necessidades específicas de cada país.
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