A partir desta terça-feira vai ser consagrada a atribuição automática e oficiosa do atributo empresarial respetivo, através do sistema de certificação de atributos profissionais (SCAP).
Assim, vai passar a ser possível que os administradores, gerentes ou diretores, das sociedades anónimas, sociedades por quotas, sociedades unipessoais por quotas e cooperativas efetuem a sua respetiva autenticação e assinatura com o Cartão de Cidadão ou Chave Móvel.
Para além desta facilidade, vão ser ainda eliminadas as taxas para certificação da qualidade de poderes de administrador, gerente e diretor, passando a ser gratuita a utilização do SCAP, sendo que até agora tinham um custo de 40 euros.
Em comunicado, o ministério da Juventude e Modernização afirma que “importa salientar que a disponibilização de ferramentas seguras de autenticação e assinatura contribui para fomentar a utilização segura dos serviços digitais e agilizar o ciclo de vida da empresa e a celebração de negócios eletrónicos no mundo empresarial”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com