O Bank Millennium, detido a 50,1% pelo BCP, anunciou esta quarta-feira que estima que as provisões para riscos legais, relacionados com empréstimos hipotecários em moeda estrangeira (francos suíços) no quarto trimestre, em 483 milhões de zlotys (113 milhões de euros), valor que compara com os 620 milhões de zlotys (145 milhões de euros) de um ano antes.
O comunicado do banco polaco refere que “o Conselho de Administração do Bank Millennium informa que o montante estimado das provisões para riscos jurídicos relacionados com empréstimos hipotecários em moeda estrangeira concedidos pelo banco, constituídos no quarto trimestre de 2024, é de 483 milhões de zlotys”.
“Adicionalmente, o montante das provisões para riscos legais relativos à carteira de empréstimos em moeda estrangeira concedidos pelo antigo Euro Bank com previsão de criação [mas sem qualquer impacto no resultado financeiro], está estimado em 39 milhões de zlotys”, acrescenta o banco.
A responsabilidade do Euro Bank por estes créditos é imputa ao anterior dono deste banco, o Société Generale.
O valor final das provisões para riscos jurídicos do quarto trimestre de 2024 e os resultados financeiros serão divulgados nas demonstrações financeiras de 2024, cuja publicação está prevista para 24 de fevereiro de 2025. Os resultados preliminares consolidados não auditados de 2024 serão publicados sob a forma de relatório atual previsto para 31 de janeiro de 2025.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com