A fabricante de videojogos, Ubisoft, está a ter uma quebra de 5,9% na suas ações, para os 11,60 euros, depois de ter divulgado na quinta-feira uma atualização na sua estratégia. No documento foi referido que a organização iria contratar especialistas com o intuito de reverem a estratégia da empresa ao nível “estratégico e financeiro” de modo a extrair um “melhor valor” para os acionistas, e onde anunciou também que ia conceder mais um mês para o desenvolvimento do jogo Assassin’s Creed Shadows, que deve ser lançado a 20 de março.
“Operacionalmente vamos continuar a reduzir custos, com uma abordagem mais seletiva aos investimentos. Esperamos reduzir os nossos custos em 200 milhões de euros, ao nível dos custos fixos, no ano fiscal 2025-2026 face ao ano fiscal 2022-2023, numa base anualizada. Em dezembro descontinuamos a XDefiant e três estúdios, que se encontravam em locais com custos elevados, foram encerrados”, referiu a Ubisoft.
A empresa decidiu também conceder mais um mês de desenvolvimento ao jogo Assassin’s Creed Shadows, que deve ser agora lançado a 20 de março. “Este tempo adicional vai permitir à equipa incorporar melhor o feedback dos jogadores, que foi sendo recolhido nos últimos três meses, e ajudar a criar melhores condições para o lançamento [do jogo], ao continuarmos a nos envolver de uma forma mais próxima com a comunidade Assassin’s Creed”, acrescentou a empresa.
A Ubisoft anunciou também que ao nível das encomendas para o terceiro trimestre do ano fiscal 2024-2025 deve atingir os 300 milhões de euros, refletindo “vendas mais baixas do que o esperado”, devido ao jogo Star Wars Outlaws e ao descontinuar do XDefiant.
O co-fundador e CEO da Ubisoft, Yves Guillemot, considerou que a empresa fez um “bom progresso” ao nível da revisão da sua “estratégia e execução” que foi iniciada há alguns meses, e mostrou confiança que estas alterações vão permitir à Ubisoft ter um futuro “mais forte”.
Yves Guillemot acrescentou que a organização deu “passos decisivos” para reformular o grupo de modo a que a empresa esteja capacitada para “entregar uma melhor experiência” aos seus jogadores, melhorar a “eficiência operacional” e “maximizar a criação de valor”.
A Ubisoft é responsável por jogos como Assassin’s Creed, Star Wars, Prince of Persia, e Avatar.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com