[weglot_switcher]

Empresas norte-americanas na Europa temem deterioração das relações económicas com Trump

Uma sondagem revela que dois terços das empresas norte-americanas esperam que Donald Trump implemente políticas que vão prejudicar as suas operações na Europa nos próximos anos.
Former U.S. President and Republican presidential candidate Donald Trump attends the Oakland County GOP Lincoln Day Dinner in Novi, Michigan, U.S. June 25, 2023. REUTERS/Rebecca Cook/File Photo
20 Janeiro 2025, 08h58

Nove em cada dez empresas norte-americanas a operar na Europa acreditam que as relações económicas transatlânticas vão deteriorar-se nos próximos anos com a presidência de Donald Trump e as políticas que pretende implementar, como é o caso das tarifas, de acordo com sondagem citada pela “Reuters”.

A sondagem da Câmara Americana do Comércio para a União Europeia, que tem mais de 160 membros incluindo a Apple, Goldman Sachs, Meta e Visa, revela que dois terços dos inquiridos esperam que sejam implementadas políticas que vão prejudicar as suas operações na Europa nos próximos anos.

O inquérito, realizado junto de 58 entidades entre 6 e 14 de janeiro, mostra que 84% classificaram as tarifas e a política comercial como prioritárias na cooperação transatlântica, seguidas pela resiliência da cadeia de abastecimento e transição energética.

A grande maioria das empresas diz que a Europa é crucial para as suas operações e pede que a União Europeia e os EUA se unam para reduzirem a regulamentação e as barreiras comerciais e para aumentarem a cooperação regulatória.

A sondagem revela ainda que três quartos dos inquiridos dizem apoiar “muito” ou “extremamente” o acordo de Paris, do qual Donald Trump deve retirar-se. Apenas 2% disseram não apoiar.
RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.