Nove em cada dez empresas norte-americanas a operar na Europa acreditam que as relações económicas transatlânticas vão deteriorar-se nos próximos anos com a presidência de Donald Trump e as políticas que pretende implementar, como é o caso das tarifas, de acordo com sondagem citada pela “Reuters”.
A sondagem da Câmara Americana do Comércio para a União Europeia, que tem mais de 160 membros incluindo a Apple, Goldman Sachs, Meta e Visa, revela que dois terços dos inquiridos esperam que sejam implementadas políticas que vão prejudicar as suas operações na Europa nos próximos anos.
O inquérito, realizado junto de 58 entidades entre 6 e 14 de janeiro, mostra que 84% classificaram as tarifas e a política comercial como prioritárias na cooperação transatlântica, seguidas pela resiliência da cadeia de abastecimento e transição energética.
A grande maioria das empresas diz que a Europa é crucial para as suas operações e pede que a União Europeia e os EUA se unam para reduzirem a regulamentação e as barreiras comerciais e para aumentarem a cooperação regulatória.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com