O novo filme do realizador brasileiro Walter Salles, “Ainda Estou Aqui”, conquistou o público português no fim de semana de estreia, levando mais de 37 mil espetadores às salas.
Segundo os dados do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA), nos primeiros quatro dias de estreia, “Ainda Estou Aqui” foi visto por 37,233 espectadores e registou mais de 246 mil euros de receita bruta nas bilheteiras nacionais. Foi a estreia mais vista entre 16 a 19 de janeiro de 2025, ultrapassando outras estreias do dia 16 de janeiro, como “A Verdadeira Dor” de Jesse Eisenberg (5018 espectadores), “Maria” de Pablo Larraín (3546 espectadores) ou “Robot Dreams – Amigos Improváveis” de Pablo Berger (899 espectadores).
O filme baseia-se no livro homónimo, de memórias, do escritor Marcelo Rubens Paiva, filho de Eunice e Rubens Paiva — os protagonistas de “Ainda Estou Aqui” — e relata a repressão e a tortura sofridos pelo pai, cujo corpo nunca foi encontrado, a par da capacidade de superação e resistência da mãe até ao final da vida.
Protagonizado por Fernanda Torres e Selton Mello, conta ainda com a participação de Fernanda Montenegro (mãe de Fernanda Torres), o filme de Walter Salles tem somado prémios e elogios da crítica internacional desde que a sua estreia no festival de cinema de Veneza, no verão passado. O Globo de Ouro de Melhor Atriz para Fernanda Torres veio reforçar o lastro do filme, que também está na corrida aos Óscares nas categorias de Melhor Filme em Língua Não Inglesa e Melhor Atriz.
“Ainda Estou Aqui” tem sido um fenómeno de sucesso no Brasil, onde já foi visto por mais de três milhões de espetadores. Em Portugal, o filme parece seguir o mesmo caminho, tendo esgotado 12 sessões do primeiro fim de semana de exibição no Cinema Trindade, no Porto.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com