Outra promessas incluem o rasgar do plano de fomento da economia verde americana (Green New Deal) e acabar com os apoios à compra de carros elétricos.
Prometeu assim “construir carros na América a um ritmo nunca visto”, afirmou.
A EDP Renováveis desceu hoje 2,11% para 9,26 euros na bolsa de Lisboa. Já a EDP perdeu 1.76% para 3,069 euros esta terça-feira.
As cotadas foram pressionadas pelas primeiras medidas de Donald Trump como novo presidente dos EUA. Esta manhã chegaram a afundar mais de 3%.
Na EDP, o volume de negociação atingiu os 12,6 milhões de ações, acima do volume médio de quase nove milhões dos últimos 3 meses.
Na EDP Renováveis, o volume atingiu os 1,4 milhões de ações, superando a média de 1,14 milhões.
O novo presidente norte-americano vai declarar o estado de emergência nacional para acelerar projetos de petróleo, gás e de energia.
O mercado já está a assumir que vai haver um maior protagonismo por projetos de combustíveis fósseis em detrimento da energia verde.
O objetivo desta decisão é aprovar mais rapidamente projetos que demorariam anos a serem licenciados, anunciou hoje o novo presidente dos Estados Unidos da América.
Uma decisão que visa as energias renováveis foi a suspensão de novas licenças para as eólicas offshore. “Não vamos fazer essa coisa do vento. Grandes, feios, moinhos de vento. Destroem a tua zona”, afirmou, citado pela “Reuters”. As autoridades vão agora realizar uma revisão ambiental e económica das eólica marítimas.
Trump voltou a dizer que estes projetos contribuem para a morte de baleias na costa leste dos EUA, mas não apresentou provas para o sustentar.
“Esta é a forma mais cara de energia, de longe. Matam as aves e destroem lindas paisagens”, acrescentou.
A “Reuters” aponta que a ordem não deverá ter impacto nos projetos em curso que estão a ser desenvolvidos pela Orsted, Avangrid, Dominion e Copenhagen Infrastructure Partners.
“Vamos produzir a maior quantidade de petróleo e gás, reduzir os preços, aumentar as reservas estratégicas, e exportar energia americana para todo o mundo”, disse na segunda-feira Donald Trump durante o discurso de inauguração do seu mandato realizado no Capitólio em Washington, EUA.
“O ouro líquido vai ajudar-nos a voltar a ser o país mais rico do mundo”, acrescentou.
Outra promessas incluem o rasgar do plano de fomento da economia verde americana (Green New Deal) e acabar com os apoios à compra de carros elétricos.
Prometeu assim “construir carros na América a um ritmo nunca visto”, afirmou.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com