[weglot_switcher]

Polacos apostam na energia solar em Portugal

Polacos da R.Power quer dobrar a sua potência na solar fotovoltaica em Portugal e tem planos para a energia eólica.
22 Janeiro 2025, 12h22

É da fria cidade de Varsóvia (dois graus negativos de temperatura mínima esta quarta-feira) que vem um dos atores mais recentes do sector energético nacional.

Os polacos da R.Power estão a apostar na energia solar em Portugal e querem atingir os 100 MWp de potência nos próximos anos.

A companhia já conta com 50 MWp instalados em Portugal de solar fotovoltaica: Terena, Sertã, Mosteiros, Tremês, Alhais, Elvas, Mação e Arada. Por ano, produzem 100 GWh de energia verde.

Até ao final do primeiro trimestre deste ano, a empresa planeia colocar em operação novos projetos com 10 MWp em Lagos e Portimão, aumentando a produção anual em mais 20 GWh.

Durante 2025, a companhia arrancar com a construção de três novos projetos: Paião, Feira e Trancoso, com uma capacidade combinada de 43 MWp e que irão produzir 80GWh de eletricidade por ano.

A R.Power também tem planos para desenvolver 25 MW de ativos eólicos.

“Portugal é um dos mercados-chave na nossa estratégia de desenvolvimento. Estamos empenhados em alcançar os nossos objetivos de construir uma capacidade total de 100 MWp nesta região da Europa, consolidando ainda mais a nossa posição como o maior investidor polaco no setor das energias renováveis no continente europeu”, disse em comunicado Przemek Pięta, co-fundador e CEO da R.Power.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.