[weglot_switcher]

Ricardo Rio: Braga é “um dos grandes motores do desenvolvimento económico a nível nacional”

O crescimento demográfico da cidade é outro ponto de orgulho para o presidente da autarquia bracarense. Desde 2012 até 2024, mais de 20.000 pessoas chegaram a Braga, o que representa cerca de 10% da população atual. “Fomos o concelho no país que mais cresceu em termos demográficos”, afirmou, revelando que, em média, a cidade tem criado cerca de 2.000 postos de trabalho por ano.
12 Fevereiro 2025, 15h32

Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, destacou esta quarta-feira, durante o evento Rota do Crescimento, organizado pelo JE na capital do Minho, o notável crescimento económico da cidade, que se tem afirmado como “um dos principais motores do desenvolvimento a nível nacional”.

Durante a sua intervenção, na abertura da conferência, o autarca sublinhou que “quando olhamos para qualquer território, podemos sempre pensar que é possível seguir estratégias similares”, mas alertou para a importância de considerar as especificidades de cada região.

O presidente da câmara afirmou que, em Braga, a visão estratégica da autarquia tem sido a de identificar e potenciar recursos valiosos que estavam subaproveitados, como as estruturas empresariais e académicas. “Havia um conjunto de recursos valiosíssimos que não estavam a ser devidamente potenciados”, disse, referindo-se à necessidade de criar uma rede de colaboração que favoreça o crescimento económico.

Ricardo Rio também fez referência à criação da InvestBraga, a primeira agência de dinamização económica de base local, que tem como principal objetivo apoiar o tecido económico da região. “Uma estrutura 100% municipal, cuja atividade é totalmente graciosa na sua interação com o tecido empresarial”, explicou, destacando que a agência tem sido instrumental no apoio a processos de licenciamento e na facilitação de investimentos.

O crescimento demográfico da cidade é outro ponto de orgulho para o presidente. Desde 2012 até 2024, mais de 20.000 pessoas chegaram a Braga, o que representa cerca de 10% da população atual. “Fomos o concelho no país que mais cresceu em termos demográficos”, afirmou, revelando que, em média, a cidade tem criado cerca de 2.000 postos de trabalho por ano.

Ricardo Rio sublinhou ainda a importância das pessoas na atração de empresas. “Temos uma das populações mais jovens a nível europeu; quase 40% dos nossos cidadãos têm menos de 30 anos”, destacou, enfatizando que a qualidade da mão de obra disponível tem sido um fator crucial para empresas como Accenture, Fujitsu e Nestlé se instalarem na região.

Com um olhar otimista para o futuro, o presidente da Câmara Municipal de Braga concluiu que “o que temos feito nestes últimos anos é preparar Braga para continuar a ser um território com qualidade de vida, onde as empresas possam prosperar e as pessoas se sintam realizadas”.

Braga recebe esta quarta-feira o primeiro evento da Rota do Crescimento, um novo projeto do Jornal Económico, que reúne decisores políticos, associações e empresários, para discutir os apoios às pequenas e médias empresas, neste percurso que une várias cidades do país.

Este é um projeto inovador de partilha de informação que servirá, certamente, para criar sinergias entre os vários players económicos e que conta com o apoio da Sabseg, Crédito Agrícola, Yunit e InvestBraga.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.