[weglot_switcher]

Inflação acelera e Wall Street abre com quedas nos índices de referência

Nova Iorque acordou com perdas após dados que confirmam a aceleração da inflação em janeiro.
New York Stock Exchange
12 Fevereiro 2025, 14h51

A bolsa de Wall Street abriu a sessão desta quarta-feira com os principais índices em perda, em função de receios ligados à aceleração da inflação em janeiro.

O tecnológico Nasdaq recua 1,08%, ao passo que o industrial Dow Jones contrai 1,03% e o S&P 500 está a perder 1,02%. A Nvidia sobressai entre as cotadas que mais penalizam o sentimento, na medida em que está a desvalorizar 2%.

Os receios prendem-se com a aceleração da inflação para 3% na economia norte-americana em janeiro. Em causa está um máximo desde junho, que torna mais improvável o corte nos juros da Fed num futuro próximo.

Pela positiva, a Alibaba sobe 4%, antes de apresentar as contas do quarto trimestre de 2024.

“Wall Street arranca em baixa, condicionada pela revelação de que a inflação nos EUA aumentou inesperadamente em janeiro”, pode ler-se na análise do departamento de Mercados Acionistas do Millennium Investment Banking.

“A comunicação gerou uma reação em alta das yields de dívida soberana, por trazer receios de que desta forma a Fed perca espaço para descidas adicionais de taxas de juro, provocando uma reação negativa dos investidores”, apontam os analistas.

No que diz respeito a empresas, há “múltiplas contas para analisar, com destaque para os disparos de Upstart, SuperMicro, Confluent, CVS e DoorDash. Em sentido inverso, Lyft, Zillow e Kraft Heinz respondiam mais negativamente. De realçar ainda uma nota da Baird que anima a Intel”, aponta-se.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.