A Bit2Me, empresa líder em ativos digitais no mercado de língua espanhola e registada no Banco de Espanha, anunciou os resultados de um estudo sobre as fraudes mais comuns, identificadas e evitadas em 2024 e revela que salvaguardou, com sucesso, 2,9 milhões de euros, o que representa um aumento de 93,3% em comparação com os 1,5 milhões de euros identificados em 2023.
Através do seu departamento de compliance, a Bit2Me protege os seus clientes contra fraudes, identificando e combatendo as diversas ameaças, garantindo a segurança dos utilizadores da sua plataforma, explica a empresa.
A Bit2Me alerta que a chave é detetar os padrões mais comuns no tempo, como pedidos urgentes de dinheiro para pagar situações de emergência, como pagamento de medicamentos ou tratamentos para doenças, promessas de encontros que nunca chegam a ser realizados ou gerar qualquer tipo de conexão emocional que sirva para manipular a vítima.
Estas fraudes podem ter um custo financeiro significativo e as vítimas, se não forem bem-aconselhadas, muitas vezes acabam por perder grandes quantias, seja por via de transferências bancárias ou criptomoedas, alerta a empresa.
A Bit2Me diz que “um dos tipos de fraude mais conhecidos é o chamado ‘golpe romântico’, que se torna cada vez mais comum, devido ao aparecimento de aplicações de namoro e redes sociais”.
João Augusto Teixeira, chief compliance officer da Bit2Me, explica que “o ‘golpe romântico’ ocorre quando uma pessoa com intenções maliciosas, cria e perpetua um relacionamento romântico falso, muitas vezes virtual, com uma vítima, com a intenção de a enganar e obter informações pessoais ou financeiras. Normalmente usam plataformas de namoro, redes sociais ou mesmo jogos online, para estabelecer relacionamentos falsos e ganhar a confiança da vítima”.
A fraude financeira continua a afetar muitos utilizadores, especialmente pessoas com mais de 60 anos e/ou com poucos conhecimentos do mercado ou que atuam sozinhos.
A educação financeira e a sensibilização continuam a ser ferramentas fundamentais no combate contra este perigo. “Por esta razão, a Bit2Me continua a impulsionar a Bit2Me Academy, uma plataforma online para educação sobre criptomoedas, com cursos gratuitos e em português, ajudando milhões de pessoas a entender e a aproveitar o ambiente tecnológico de forma segura e responsável”, conclui.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com